O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de Patos, reforçou a assistência aos forrozeiros e visitantes do São João mais tradicional do Sertão, com a instalação de um Pronto Atendimento, nessa segunda-feira (19). O serviço funciona no Terreiro do Forró, em todas as noites de festa, até o dia 23 de junho.
A assistência ocorre das 20h até as 3h, com suporte médico de pronto atendimento, a exemplo do que já vem sendo realizado no Parque do Povo, em Campina Grande, e no Bananeiras Parque, em Bananeiras.
A unidade de saúde estadual está abastecida com medicamentos e conta com uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Uma ambulância de apoio do Programa Coração Paraibano também está de prontidão, com equipe para remoção de pacientes caso haja necessidade de atendimento hospitalar, cardiológico ou que exijam maior complexidade.
O secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, conferiu a abertura do Posto e destacou a importância da iniciativa. “Esta é mais uma maneira do Estado prestar assistência em saúde à população, sobretudo a que estará concentrada na tradicional festa junina, tendo a Secretaria de Estado da Saúde de forma presencial nos maiores festejos na Paraíba, a exemplo do São João de Patos, que é um dos mais procurado do Sertão”, afirmou.
A instalação dos Pronto Atendimentos nas festas juninas do interior paraibano visa descentralizar e desafogar a rede hospitalar estadual diante dos festejos juninos. “Pacientes com menor complexidade podem ser atendidos no próprio local do evento, sendo transferidos apenas aqueles pacientes que precisam de uma observação mais especializada, de um exame complementar e que necessitem ficar em observação”, reforça o secretário.
Já o diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, Francisco Guedes, frisa que não haverá alterações no atendimento da unidade hospitalar, em função do posto provisório do Terreiro do Forró. “O Pronto Atendimento do Estado visa diminuir os volumes nas urgências hospitalares neste momento de grande fluxo que é o São João e, para isso, foram destinados profissionais do Hospital que atuarão no Posto sem afetar a rotina de atendimento do Hospital Regional. A Saúde do Estado estará presente tanto no posto médico, quanto na unidade, aptos a atender a essa demanda sazonal”, destacou o diretor.
Na unidade de Pronto Atendimento também haverá a distribuição de preservativos masculinos e femininos.