A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira, mais conhecida como CEPA, está preparando eleições para direção escolar. A escola é a maior do sertão paraibano e atende a cerca de dois mil e cem estudantes de diversas partes da cidade de Patos, onde está localizada, e também de cidades vizinhas. A eleição está agendada para acontecer no dia 06 de dezembro de 2012 nos três turnos de funcionamento da unidade escolar.
Estão aptos a votar todos os estudantes que tiveram mais de 12 anos, um representante do estudante (pai, mãe ou responsável), professores e funcionários. Depois de 22 anos na direção escolar, o professor Paulo de Tarso, atual diretor, não vai participar como candidato.
A chapa denominada 'Inovar é Preciso', que é encabeçada pela professora Tânia Bezerra e que tem como adjuntas as professoras Socorro Vieira e Rejane Santos, se dispôs a mudar o quadro que hoje enfrenta a escola que já foi referência de ensino na Paraíba, mas nos dias atuais encara problemas devido à forma da gestão escolar implementada.
A chapa Inovar é Preciso é a única a concorrer às eleições. Devido a essa questão, alguns funcionários da escola estão pregando o voto branco e até mesmo nulo. "É lamentável que algumas pessoas pratiquem esse tipo de mentalidade em um lugar que deveria incentivar cada vez mais a participação democrática. A Escola Monsenhor Manuel Vieira deve ser símbolo de participação e fortalecimento da participação da comunidade escolar", confessou a professora Socorro Vieira com 25 anos dedicados ao ensino da língua portuguesa na Escola Monsenhor Manuel Vieira – CEPA.
Patosonline