Mais de 187 mil estudantes da Paraíba vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. O número recorde de inscritos representa crescimento de 32% de inscrições em relação à edição do Enem do ano passado, que teve cerca de 141 mil inscritos. O balanço final de inscrições foi divulgado ontem pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e considera quem pagou a taxa de inscrição de R$ 35 ou é isento.
O crescimento de inscritos no Enem ocorreu em todos os estados do país, mas a Paraíba apresentou o terceiro maior percentual de aumento do Nordeste. O ranking da região foi liderado pelo Ceará, com 44% de aumento de participantes em relação à edição anterior do exame, e Alagoas, com 36%. No entanto, o Estado nordestino com maior número de inscritos no Enem foi a Bahia, com mais de 543 mil inscritos, seguido do Ceará, cerca de 495 mil, Pernambuco, com quase 338 mil e Maranhão, em torno de 234 mil. A Paraíba apareceu na 5ª posição. Com relação ao crescimento percentual, o Amapá liderou o ranking do país com elevação de 63% nas inscrições de 2012 para 2013.
De acordo com os dados Ministério da Educação (MEC), do total de inscritos na Paraíba, 10.734 farão a prova para receber a certificação do ensino médio. O índice representa aumento de 36% em relação à edição de 2012, quando 7.866 pessoas participaram do exame para conseguir a certificação.
Do total de mais de 7,1 milhões de inscritos confirmados no país, cerca de dois milhões pagaram a taxa de inscrição no valor de R$ 35. Foram dispensados do pagamento os concluintes do ensino médio em 2013 matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisou pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
A nota do Enem é usada para ingressar em instituições públicas de educação superior. As universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG) usam a nota para selecionar candidatos. Já a Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB) adota a nota do Enem para entrada de 50% das vagas da instituição.
Uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (Prouni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Jornal da Paraíba