INSS começa a telefonar para segurados à espera de auxílio; saiba como se prevenir de golpes
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira (25) a telefonar para segurados que há mais de 45 dias aguardam perícia médica para a concessão de benefício por incapacidade temporária — antigamente, chamado de “auxílio-doença”. Atualmente, a fila de pedidos que precisam passar por perícia para a concessão do auxílio está em 1,1 milhão de pessoas, de acordo com a Agência Brasil.
Do total de pessoas na fila, 627 mil aguardam perícias médicas iniciais, 250 mil esperam por avaliações de exames para Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência e 300 mil desejam outras perícias.
Os segurados devem estar atentos ao telefone que aparecerá na tela do aparelho celular. Em nota, o INSS informou que o número que aparecerá quando o instituto ligar para remarcar o atendimento ou para confirmar ou antecipar o agendamento da perícia médica e/ou avaliação social é “(11) 2135-0135”. O contato não recebe chamada telefônica e não tem WhatsApp.
O advogado criminalista Gustavo Botto dá outras orientações para a população para não cair em golpes:
1. Confirme a Identidade do Profissional: Antes de qualquer procedimento, certifique-se de que o médico perito que você está lidando é, de fato, um profissional credenciado pelo INSS. Isso pode ser verificado no site oficial do INSS.
2. Não Aceite Intermediários Desconhecidos;
3. Não Forneça Informações Pessoais a Desconhecidos;
4. Desconfie de Mensagens e E-mails Não Solicitados;
5. Verifique a Comunicação por Meios Oficiais: telefone 135
Cuidados:
Se alguém reconhece que está sendo alvo de um golpe relacionado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é importante tomar medidas imediatas para proteger seus dados e evitar possíveis prejuízos.
-Encerre a Comunicação: Se você estiver em uma ligação telefônica, conversando por e-mail ou mensagem de texto com alguém que suspeita ser um golpe do INSS, encerre a comunicação imediatamente. Não forneça mais informações pessoais.
-Não Efetue Pagamentos: Se o golpe envolver um pedido de pagamento, não faça qualquer pagamento. O INSS não solicitará pagamentos por telefone ou e-mail. Interrompa qualquer tentativa de transferência de dinheiro.
-Denuncie o Golpe: Denuncie a tentativa de golpe às autoridades competentes, como a Polícia Federal e a Polícia Civil do seu estado. Eles têm o conhecimento e os recursos necessários para investigar e combater fraudes desse tipo.
-Registre a Tentativa de Golpe: Faça um registro da tentativa de golpe, incluindo o número de telefone, nome ou detalhes do golpista, e-mails recebidos e qualquer outra informação relevante. Isso pode ser útil em investigações futuras.
-Contate o INSS: Entre em contato com o INSS por meio dos canais oficiais para relatar o golpe. Você pode ligar para o número 135 ou visitar uma agência local do INSS para obter orientações adicionais e confirmar que a tentativa de contato não era legítima.
-Mude Senhas e Informações de Segurança: Se você compartilhou informações confidenciais, como senhas, números de conta bancária ou de cartão de crédito, com os golpistas, mude essas informações imediatamente. Isso ajudará a evitar que suas contas sejam comprometidas.
-Mantenha-se Vigilante: Esteja ciente de que os golpistas podem tentar novamente, usando diferentes abordagens. Mantenha-se vigilante e proteja suas informações pessoais.