Gestores municipais, coordenadores de Defesa Civil dos municípios paraibanos, especialistas e técnicos participaram, nesta terça-feira (3), do Encontro sobre Impacto e Mitigação de Danos da Seca, no Centro de Formação de Professores, em Campina Grande. O evento foi promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh)/Diretoria Executiva de Proteção e Defesa Civil.
A programação foi composta por palestras sobre: Operação Carro-Pipa (OCP) – do Reconhecimento à Exclusão, proferida pela coordenadora de Ações Especializadas do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Giselle Paes Gouveia, e pelo chefe de Serviço da Coordenação de Ações Especializadas do Cenad, Rodrigo Lindinger, ambos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); O El Niño e seus Efeitos sobre o Estado da Paraíba, pela meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Marle Bandeira, e sobre a Autonomia das Coordenações Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) nos Processos de Reconhecimento Federal – Teoria e Prática, pelo representante da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, sargento Jorimar Gomes.
A diretora executiva de Proteção e Defesa Civil da Paraíba, Márcia Andrade disse que o encontro foi pensado com o objetivo de fortalecer a relação entre a Diretoria Estadual com as coordenações municipais de Defesa Civil. “Esse encontro visa capacitar, trocar informações e discutir as questões climáticas, além de oferecer o apoio a eventuais providências e encaminhamentos, entre os municípios junto ao Governo Federal, a exemplo da Operação Carro-Pipa (OCP), sob a responsabilidade do Exército Brasileiro”, ressaltou Márcia, acrescentando que a partir de agora vai fazer visitas frequentes aos municípios, visando oferecer formações, no sentido de fortalecer as coordenações municipais e facilitar o acesso aos programas federais de auxílio à população dos municípios paraibanos.
A representante do MIDR Giselle Paes considerou importante a iniciativa do Governo do Estado por ter proporcionado esse encontro, tendo em vista a necessidade do Governo Federal de conversar com os municípios. “Então a função do Estado de reunir os municípios paraibanos, para a troca de informações entre os municípios e o Governo Federal é muito importante, para que possamos conhecer as dificuldades dos municípios e de apresentarmos nossas dificuldades. Agradecemos a oportunidade que está sendo dada pelo Governo do Estado de reunir os municípios para conversarmos”, destacou Giselle.