POLÍTICA

Outubro Rosa: Doutora Paula defende políticas públicas que garantam cuidados com a saúde da mulher durante todo o ano

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) defendeu, durante sessão especial da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para debater o Outubro Rosa, a elaboração de políticas públicas que garantam o cuidado com a saúde da mulher durante todo o ano, sobretudo quando relacionado ao câncer de mama.

- PUBLICIDADE -

Durante a sessão, a deputada demonstrou preocupação que os debates e campanhas de alerta ao câncer de mama seja realizados com mais frequencia no mês de outubro. “Precisamos fazer esse alerta às mulheres durante todos os anos e não apenas isso, precisamos garantir que elas tenham o atendimento devido com a realização de exames de qualidade”, defendeu.

Observando essa realidade, a deputada revelou que chegou a apresentar denúncia junto a Secretaria de Estado da Saúde e ao Conselho Regional de Medicina (CRM) de que existem município no interior do estado usando aparelhos portáteis para fazer mamografia em pacientes da zona rural. “Esse é um tipo de aparelho totalmente obsoleto e que não traz um resultado satisfatório. Apenas o mamógrafo digital que dá o diagnóstico preciso, como que buscamos garantir em Cajazeiras. Isso não pode acontecer”, disse.

Para Doutora Paula é essencial que a mulher tenha a disposição exames de qualidade e informação sobre os cuidados com a saúde. “É preciso que as mulheres façam a prevenção e tenham conhecimento para realizar os exames necessários, principalmente a partir dos 40 anos”, alertou.

A parlamentar ainda lembrou da conquista do Acelerador Linear para o Hospital Napoleão Laureano, junto ao Ministério da Saúde. Hoje o Hospital é responsável no estado por atender 70% dos casos de câncer na Paraíba.

“Temos esse dever de contribuir e de pedir que os gestores municipais também fortaleçam os cuidados com as mulheres e garantam a elas o diagnóstico precoce. Isso é essencial, pois descobrindo a doença no início a mulher pode ter 95% de chance de cura”, frisou.

Deixe uma resposta