A comissão “Pró-Jatobá Club” [formada por voluntários que encabeçam um movimento para reabrir o club mais tradicional de São José de Piranhas] se reuniu neste final de semana com todos os vereadores da cidade para discutir uma forma para que os parlamentares colaborem na restauração do sodalício.
No encontro, ficou definido que cada parlamentar doará uma ajuda financeira para a compra de uma motocicleta 0km que será sorteada, por meio de um “Bingão” marcado para acontecer em dezembro deste ano. A comissão ainda informou que o prefeito, Domingos Neto, garantiu ajudar nas despesas para o ressurgimento do Jatobá Club.
O início da reforma deve começar ainda este ano. “Estamos aguardando as doações financeiras da classe política, empresários e pessoas da sociedade piranhense que se comprometeram em ajudar para darmos os primeiros passos para a reconstrução do nosso Jatobá Club.” Disse o professor, Messias Ferreira [um dos voluntários que encabeça o movimento “Pró Jatobá Club.”
Saiba mais um pouco
O Jatobá Club é um dos mais antigos da região. Fundado em 1º de maio de 1944 teve seu auge nos anos de 1950, 1960 e 1970. Já na década de 1980 começou sua decadência.
Grandes artistas da música brasileira, no ápice de suas carreiras, fizeram shows por lá, a exemplo de Renato e Seus Blue Caps, Luíz Carlos Magno, Luíz Gonzaga e Alcides Gerardi.
Atualmente quem passa de frente ao prédio (veja foto acima) no centro da cidade, se depara com as paredes abanadas e teto caído [uma verdadeira ruína]. O local hoje serve apenas de depósito para guardar bancas de feirantes.
De tão famoso na cidade, o Club virou tema de uma das obras do historiador, José Marconi Gomes Vieira, no livro “Memórias do Jatobá Club” lançado em 2012.