Com projeto de Chico Mendes, ALPB aprova por unanimemente cidadania paraibana ao vereador Marmuthe
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei Ordinária 1.442/2023, de autoria do deputado estadual Chico Mendes (PSB), que concede o Título de Cidadão Paraibano ao vereador de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), pelos relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba.
De acordo com o PLO 1.442/2023, o homenageado é cidadão cearense, vocacionado para o trabalho, que dedica todos os seus conhecimentos em favor do Estado da Paraíba, e tem um imenso amor ao nosso “torrão”, sem esquecer suas origens. “Nas suas atividades exerce seu mister, deixa sua marca registrada de feitos importantes em favor de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. Podemos afirmar e atestar, que o homenageado é um cidadão íntegro e de inúmeras virtudes”, diz um trecho do Projeto.
Marmuthe comemorou a aprovação do Título e agradeceu ao deputado Chico Mendes pela gentil e valiosa iniciativa. “Fico muito feliz e extremamente honrado pela aprovação unânime deste Título de Cidadão Paraibano para minha pessoa. Há 41 anos vivo na Paraíba e já me sinto paraibano há muito tempo! Inclusive, tenho percorrido o Estado nos últimos anos, fazendo amigos e conhecendo melhor a realidade do nosso povo. Desde já, agradeço ao amigo-irmão, Chico Mendes, pela gentileza desta propositura”, disse Marmuthe.
Por força da Resolução Nº 315/1969 da Assembleia Legislativa da Paraíba, o Título de Cidadão Paraibano é concedido às personalidades que, embora não nascidas no Estado da Paraíba, tenham contribuído para o desenvolvimento do Estado e promoção do bem-estar do povo paraibano. “Entendemos que o homenageado, portador de um vasto currículo, que honra o seu mister e as tradições paraibanas, faz jus ao recebimento da presente homenagem, prestada pela Casa de Epitácio Pessoa”, justificou Chico Mendes.
Breve histórico
Marmuthe Cavalcanti nasceu em Juazeiro do Norte-CE, em 25 de outubro de 1975. É formado em Direito e também radialista. Por mais de 12 anos trabalhou na Funad-PB, com a reabilitação e profissionalização de pessoas com deficiência. Cursou a faculdade de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis na UFPB e formou-se em Direito, na Faculdade Paraibana (FAP). Foi membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPB, além de fundador e presidente reeleito do DCE da Faculdade Paraibana.
Muito atuante em sua comunidade, Marmuthe fundou em 2009, no bairro do Valentina de Figueiredo, a ONG Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi), para combater a vulnerabilidade social e insegurança alimentar naquela localidade, através de ações sociais e do oferecimento de cursos gratuitos e profissionalizantes. Desde então, a ONG cresceu e expandiu suas ações e serviços, tornando-se referência em João Pessoa, na Paraíba e no Brasil, quando se fala em trabalho socioassistencial.
Vereador da capital paraibana por três mandatos, a trajetória de vida e política de Marmuthe é marcada pelo trabalho incansável em benefício dos pessoenses; pela dedicação quase que integral do seu tempo a ajudar as pessoas que mais precisam; pelas lutas e conquistas do seu mandato para os bairros e comunidades da capital paraibana, especialmente na Zona Sul e Região Valentina; por votações expressivas em eleições para deputado estadual e federal da Paraíba, em 2018 e 2022; e, principalmente, por sua conduta transparente, honesta, ética, limpa, verdadeira, corajosa, responsável, respeitosa, republicana, competente e presente na vida desta cidade, deste Estado, e do nosso povo.