As fortes chuvas que caíram na noite dessa quarta-feira (11) em Conceição, município localizado no Vale do Piancó paraibano, reabriram rios e riachos que há tempos não corriam com tanta força, e fizeram açudes e barragens transbordarem com intensidade.
Apesar de chuva ser sinônimo de alegria para quem vive na maioria das cidades do interior da Paraíba, o grande volume d’água que caiu em Conceição trouxe transtornos a moradores da zona rural do município, com os danos causados pelo rompimento do ‘Açude do Roçado’, reservatório que deveria ser monitorado, e não foi, pela gestão do prefeito Samuel Lacerda.
Procurado pela reportagem na tarde desta quinta-feira (12), o engenheiro Landinho Ponciano expressou sua tristeza com o drama vivido pelos conterrâneos conceiçãozenses, e demonstrou preocupação com outros pequenos açudes, que também podem romper, caso a chuva continue na região.
“O MOMENTO É DE BUSCAR APOIAR OS QUE ESTÃO SOFRENDO E MONITORAR OUTRAS OBRAS ESPECIAIS QUE EMANAM RISCOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO. DIVERSOS AÇUDES PEQUENOS DE PROPRIETÁRIOS RURAIS ROMPERAM, O QUE NOS TRAZ TRISTEZA. OPORTUNAMENTE, DE FORMA SERENA E ESTIMADA, AS ESFERAS DO PODER PÚBLICO EM CONJUNTO COM A COMUNIDADE – AGENTES POLÍTICOS E ATIVISTAS – DEVEM DISCUTIR A SITUAÇÃO DO ROÇADO”, RESSALTOU LANDINHO, UM PROTAGONISTA CONTEMPORÂNEO NOS DEBATES DAS ÁGUAS NO VALE DO PIANCÓ.
Paraíba Já