As desavenças da politicagem e suas ações negativa
Por Francisco Inacio Pita
As desavenças na politicagem, ação que para muitos é um prato feito que se deve comer diariamente. São fatores que eu particularmente não concordo, trata-se dos pré-candidatos nas emissoras de rádios, na televisão e nas redes sociais difamando os adversários, a maioria das vezes criam calúnias e outras vezes apresentam a realidade do seu concorrente, dizendo realmente quem ele é. Qual será a intenção desses profissionais da política, aumentar o seu eleitorado, o que é no momento caracterizado como propaganda política extemporânea. Muitas ações estão protocoladas na justiça eleitoral e o resultado pode contrariar tanto o denunciante como o denunciado. São as façanhas da política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes. Não tem sentido para o eleitor que muitas vezes já está decidido a votar em determinado candidato pelo favor prestado, pela falta de conhecimento da sua vida administrativa e outros motivos de escolha.
Observamos que muitos dos concorrentes atuais foram adversários na eleição passada. O ruim foi para quem brigou com o amigo, o vizinho, o parente e etc. hoje os adversários estão unidos e ele está separado da amizade por pura desavença política sem sentido. Será que vale apenas discutir por um candidato mesmo você tendo razão? “Pergunta não ofende”.
Os senhores concorrentes das próximas eleições precisam mudar o seu raciocínio, a sua forma de pensar, viver criticando o concorrente é coisa do passado, é a politicagem do passado. O povo quer saber o que pretende fazer se eleito for, quais as suas ações em benefício comunitário, suas ações na saúde, na educação, na agricultura, na ação social, e outros setores que vem de encontro ao povo. Se pretende dar assistência com fornecimento de cestas básicas para as famílias de baixa renda ou vai gerar trabalho mesmo temporário, socorre em situação de emergência e vai construir várias obras para gerar emprego e renda para a população trabalhadora. Enfim, deve apresentar um plano de governo revolucionário e cumprir à risca quando estiver no poder. Cuidado! Não apresente um plano administrativo revolucionário com a intenção de ganhar a eleição, depois desapareça e não faça como prometeu, não demora muito para chegar a próxima eleição.
MOTE: não brigue por candidato / porque isso não convém.
Vem uma nova eleição
para você escolher
portanto de dever saber
da sua certa opção
não use contravenção
tenha decisão também
procure encontrar o bem
e saia do anonimato
não brigue por candidato
porque isso não convém.
Lembre-se que vai votar
seu voto tem importância
nunca tire da lembrança
o que vai realizar
procure sempre encontrar
alguém que seja do bem
não vá na onda de alguém
que lhe quer como abstrato
não brigue por candidato
porque isso não convém.
Finalizo essa conversão
Sem fazer politicagem
Procure tem boa bagagem
o povo quer ver ação
que se cria a condição
que tudo está bem
não é coisa do além
é de quem tem bom mandato
não brigue por candidato
porque isso não convém.
Muito obrigado a todos e até ao nosso próximo trabalho.
______________
Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.