LUTO

Morre o ex-vereador de Sousa, Zezinho Abrantes, primo da prefeita de Uiraúna e do ex-vice-prefeito de Vieirópolis

Faleceu quinta-feira (4) de julho no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos-PB, o agropecuarista, ex-senhor de engenho e ex-vereador de Sousa-PB, José Abrantes Sarmento (Zezinho Abrantes), aos 88 anos. O ex-vereador e agropecuarista, José Abrantes Sarmento (Zezinho Abrantes) nasceu na Comunidade de São Diogo-Vieirópolis-PB. Filho do agropecuarista Antônio Emídio Moreira e Antônia Abrantes Sarmento “in memoriam”.

- PUBLICIDADE -

O ex-vereador Zezinho Abrantes era neto do saudoso pecuarista, José Emídio Moreira (Zé Emídio) e da matriarca Maria Soledade de Jesus (Dona Soledade) “in memoriam” da Comunidade de São Diogo -Vieirópolis. Ele era membro das famílias Abrantes, Emídio, Moreira e Sarmento. Zezinho Abrantes foi eleito em 1982 pelo Partido Democrático Social (PDS), obtendo 677 votos, 2,84% dos votos válidos. Exerceu o mandato durante seis anos.

O ex-parlamentar Zezinho Abrantes era casado com a senhora Maria Abrantes de Oliveira e tinha oito filhos: Geraldo Abrantes, Francisco Abrantes (Neném Abrantes), Socorro Abrantes, servidor público federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus de Sousa, Raimundo Abrantes, o ex-vereador de Sousa-PB, fisioterapeuta Maurício Abrantes, José Abrantes Filho, Jakeline Abrantes e Josicleia Abrantes. Ele era avô da diretora-geral do Hospital Regional Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes de Sousa-PB, Paloma Pereira de Abrantes Lopes e do vereador do Município de Augusto Corrêa, no Estado do Pará, Francisco Valécio Abrantes, aliado do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), deputado estadual Francisco das Chagas Silva Melo Filho (Deputado Chicão – MDB/PA).

Fazia parte de uma família de políticos. Era irmão do líder político e ex-vereador de Vieirópolis, Francisco Assis Abrantes (Dá de Antônio Emídio); primo da prefeita constitucional de Uiraúna, Maria Sulene Dantas Sarmento -Leninha Romão – (PSB), do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Sousa, Francisco Valdemiro Gomes (Dr. Chiquinho do PT), do ex-vice-prefeito de Vieirópolis, empresário e agropecuarista, José Emídio Moreira Neto (Zé de Miro), do vereador de Vieirópolis, Francisco Emídio de Abrantes – Tico de Neco (PSDB). O ex-parlamentar era tio do vereador de Vieirópolis, José Eliberto de Abrantes (Eliberto de Dá) do PSDB.

O corpo foi velado em sua residência até às 9h30. Depois seguiu para a Câmara Municipal de Sousa para uma homenagem. Na oportunidade, familiares, vereadores e amigos estiveram presentes na Casa Legislativa Otacílio Gomes de Sá. Depois o féretro seguiu para o ser velado no Parque Jardim Da Paz. Às 17h foi celebrada a missa de corpo presente presidida pelo padre Paulo Diniz da Paróquia Sant’Ana. Em seguida ocorreu o sepultamento.

Autoridades políticas participaram da cerimônia fúnebre

Estiveram presentes o prefeito municipal de Sousa, Fábio Tyrone Braga de Oliveira (PSB), o prefeito municipal de Vieirópolis, José Célio Aristóteles (PSB), a prefeita constitucional de Uiraúna, Maria Sulene Dantas Sarmento -Leninha Romão – (PSB), o presidente da Câmara Municipal de Vieirópolis, Antônio Adelino de Oliveira Neto (Neto de Santa), o pré-candidato a prefeito de Vieirópolis, Thially Aristóteles (PSB), o vereador de Vieirópólis, Tico de Neco, vereador de Vieirópolis, José Eliberto de Abrantes (Eliberto de Dá de Antônio Emídio), o ex-vereador de Vieirópolis, Francisco Assis Abrantes (Dá de Antônio Emídio), o ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal de Luís Gomes-RN, José Abrantes Barbosa (Zé Abrantes), a ex-secretária municipal de saúde e pré-candidata a vereadora de Sousa pelo PSB, Mestra em Saúde Coletiva e Epidemiologista, Amanda Silveira, a diretora-geral do Hospital Regional Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes de Sousa-PB, Paloma Pereira de Abrantes Lopes e o farmacêutico bioquímico, Dr. Augusto Abrantes Barbosa.

Ainda estiveram presentes o professor mestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus de Sousa, Doutor em Fitotecnia pela UFERSA, Chiquinho Cicupira, a professora Francisca Clivaneide Abrantes (mãe do vereador Valécio Abrantes de Augusto Corrêa-PA), Antônio Estrela, conhecido como Peito de Aço, o maior orador fúnebre do Brasil, o agente comunitário de saúde e técnico de enfermagem, Douriclébio Abrantes, a proprietária do Studio Marcília Souto, esteticista, Marcília Souto de Abrantes, esposa do proprietário da Empresa Só Leite em Uiraúna, pecuarista e empresário, Williams Moreira de Abrantes, a comerciante Maria de Fátima Souto de Abrantes, esposa do pecuarista, Assis de Acilon Machado e demais parentes e amigos.
O prefeito constitucional de Sousa, Fábio Tyrone Braga de Oliveira (PSB), decretou Luto Oficial por três dias pelo falecimento do ex-vereador José Abrantes Sarmento (Zezinho Abrantes). A prefeita municipal de Uiraúna, Leninha Romão (PSB) emitiu uma nota de pesar e o prefeito constitucional de Vieirópolis, José Célio Aristóteles – Célio da Usina (PSB) também emitiu nota de pesar.

“O ex-vereador Zezinho Abrantes foi um homem íntegro e uma figura honrada. Foi eleito em 1982 com uma votação expressiva 677 votos na eleição do meu pai Nicodemos de Paiva Gadelha (Dr. Cozinho Gadelha) pelo PDS2. Meu pai Dr. Cozinho Gadelha foi muito leal a ele. Neste momento de dor e saudade, expresso sinceras condolências e votos de conforto aos familiares e amigos do ex-vereador Zezinho Abrantes”, disse o vereador de Sousa, Cacá Gadelha (MDB).

Adbdias Duque de Abrantes
Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Deixe uma resposta