Operação Nicotina desarticular maior organização criminosa envolvida com roubo de cargas de cigarro no Nordeste
Uma investigação iniciada pela Polícia Civil da Paraíba resultou na desarticulação da maior organização criminosa especializada em roubo de cargas de cigarro no Nordeste. Deflagrada nessa terça-feira, 10 de setembro, a Operação Nicotina cumpriu mandados judiciais nos estados da Paraíba, Ceará e Maranhão.
O trabalho investigativo começou com a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), quando uma transportadora teve sua carga roubada no município Gurinhém/PB, no dia 06 de fevereiro deste ano. As equipes da DRFVC identificaram alguns integrantes da quadrilha e, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), outros membros da organização criminosa foram identificados, totalizando 11 alvos a serem investigados.
A maior parte do grupo é concentrada no estado do Maranhão, mas suas ações criminosas já foram detectadas no Pará, Piauí, Tocantins, Ceará e Paraíba. De acordo com a empresa de cigarros vítima dos ataques, esse mesmo grupo já cometeu mais de 100 roubos contra à distribuidora, nos últimos cinco anos, totalizando mais de R$ 15 milhões em prejuízos à empresa.
“Trata-se de uma organização criminosa com forte poder financeiro, tendo em vista o patrimônio investido em suas ações, porém seus integrantes foram identificados nesta primeira fase da operação, o que pode ser encarado como o início da desarticulação dessa quadrilha”, disse o delegado Carlos Othon.
A Polícia Civil continua investigando o grupo, e novos mandados de prisão podem ser expedidos nos próximos dias.