Paraíba

Fenômeno que gerou mais calor na Paraíba enfraquece

Meteorologista Marle Bandeira aponta estudo climático da Aesa (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Meteorologista diz que fenômeno é comum (Foto: Taiguara Rangel/G1)

O forte calor registrado na Paraíba durante a última semana se deve a um sistema de alta pressão, de acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Segundo Marle, apesar das pessoas esperarem um clima mais ameno durante o outono, a instalação deste sistema é normal neste período e o fenômeno meteorológico já está enfraquecido, com a previsão de que chuvas podem ocorrer em todo o estado nesta quinta (23) e sexta-feira (24).

- PUBLICIDADE -

“O sistema foi caracterizado por uma configuração de ventos de uma época de verão. Estávamos em um sistema de alta pressão, que traz a inibição de nuvens e com isso não há chuva. A umidade relativa do ar também cai e com todos estes fatores, a temperatura aumenta. Basicamente, o ar fica comprimido sobre a superfície e ela aquece”, explicou a meteorologista.

Marle Bandeira comenta que o sistema está enfraquecido e que a Aesa registrou um aumento na nebulosidade entre a tarde da quarta-feira (22) e a madrugada desta quinta-feira (23) “Justamente por causa do fim deste sistema é que registramos chuvas nas últimas 24 horas em grande parte do Sertão, em pontos isolados do Cariri e na faixa que vai do Agreste até o Litoral”, disse.

Segundo os dados da Aesa, a previsão para as próximas 48 horas é de que pode voltar a chover isoladamente à tarde ou a noite, no Cariri e no Sertão e a qualquer momento do dia nas regiões Agreste e Litoral. As temperaturas previstas para esta quinta e sexta-feira variam de acordo com cada região. No Litoral, a mínima prevista é de 23°C e a máxima de 31°C. No Agreste, a variação vai de 21°C a 31°C. Para o Cariri, a previsão é de 20°C (mínima) e 33°C (máxima). Já no sertão, a Aesa prevê temperaturas variando entre 21°C e 35°C.

G1 PB