O município de São José de Piranhas, no Alto Sertão paraibano, pode ter atualmente entre 2 e 4 mil habitantes a mais. O levantamento extraoficial feito pelo portal Radar Sertanejo leva em consideração ao grande número de operários que trabalham nas obras do complexo de transposição do Rio São Francisco no município desde 2010.
Segundo a última estimativa divulgada pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tinha quase 20 mil habitantes, mas de lá para cá esse índice pode ter aumentado consideravelmente.
Para o geógrafo e professor Celso Gonçalves, que também já foi funcionário do IBGE, se houvesse uma nova contagem da população com as pessoas que vivem no município atualmente, a população local poderia chegar a 24 mil moradores.
A explicação está na quantidade de migrantes que a cidade vem recebendo desde o início das obras, com destaque maior para os últimos dois anos. Hoje São José de Piranhas tem gente de quase todos os estados da federação morando e trabalhando. Muitos até já se casaram e constituíram família.
A consequência disso foi o aquecimento no comércio local, elevação no preço dos aluguéis, abertura de novos restaurantes, além de maior movimentação de pessoas.
Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo