Mais de duzentas famílias que residiam na área de implantação do Projeto de Integração do Rio São Francisco em São José de Piranhas aguardam ansiosos a conclusão das quatro Vilas Produtivas Rurais (VPR) que vão beneficiar 217 famílias no município. A meta do Ministério da Integração Nacional é entregar as unidades habitacionais no próximo mês de outubro.
Construídas pelo Consórcio formado pelas empresas CPL e COINPE, as casas estão distribuídas da seguinte forma: 30 na VPR Irapuá I, 20 na VPR Irapuá II, 120 na VPR Jurema e 47 na VPR Quixeramobim. Esta última já foi concluída e as outras três seguem com as obras em ritmo acelerado, como constatou in loco a reportagem do portal Radar Sertanejo.
Além das residências, as unidades contam com infraestrutura de rede de água, esgoto e energia elétrica, postos médicos, escolas, prédio para associação comunitária, campo de futebol ou quadra esportiva (área de lazer).
Residência, infraestrutura e irrigação
Segundo o Ministério da Integração, as Vilas Produtivas Rurais são constituídas por um setor residencial e um setor produtivo. O primeiro é composto por casas de alvenaria de 99 m² de área construída em lotes de meio hectare, além de rede de água, esgoto e energia elétrica, posto de saúde, escola, espaço de lazer e áreas destinadas ao comércio e à construção de templos religiosos. Nesse terreno, as famílias também podem plantar, mas o setor produtivo (que contará com irrigação quando a transposição for finalizada), tem 4 hectares por beneficiário, sendo 1 destinado à produção agropecuária, de acordo com a vocação da comunidade.
Até conseguirem a primeira colheita, as famílias também recebem verba de manutenção dentro de plano de transferência temporária. Os reassentados ainda são atendidos por meio de visitas domiciliares do MI para acompanhamento social e promoção de capacitações que estimulam a geração de renda, gestão ambiental e organização social dessas famílias. Ao todo, o projeto contemplará 845 famílias, em 18 vilas. As demais unidades serão concluídas ainda nesse segundo semestre.
Projeto São Francisco
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma das prioridades do governo federal. Com 76,7% de execução física, o empreendimento emprega atualmente 10.122 trabalhadores ao longo dos 477 quilômetros de extensão das obras. Quando concluído, o empreendimento hídrico vai garantir a segurança hídrica de mais de 12 milhões de pessoas em 390 cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo