Paraíba

Diligências são realizadas para apurar mau uso das máquinas do PAC 2

caçambaO Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, realiza, a partir desta segunda-feira (17), diligências para apurar o uso irregular das máquinas doadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Essas diligências serão realizadas para cumprir recomendações do Ministério Público Federal do município de Patos.

- PUBLICIDADE -

As máquinas, que foram doadas para serem utilizadas em obras de interesse social, para a promoção da agricultura familiar e reforma agrária, recuperarem estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens na zona rural e ajudar os municípios do semiárido a enfrentarem os problemas da estiagem, estavam sendo usadas de forma irregular e em benefício próprio de algumas prefeituras.

Segundo o delegado federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Gonzaga Júnior, essas ações são de grande importância para o cumprimento do objetivo do PAC 2. “A recomendação do Ministério Público Federal fortalece nossa ação, pois já vinha sendo desenvolvida quando havia denúncia. Sendo que o cidadão comum, principalmente do campo, geralmente não tem acesso a essas informações e acaba tendo seus direitos negados. Faremos diligências em todas as cidades dessa jurisdição do MPF de Patos, de modo que essas máquinas cumpram a sua finalidade no apoio aos agricultores familiares melhorando a infraestrutura do campo. Onde, se porventura, ela não estejam sendo utilizadas conforme o Termo de Doação assinado pelos prefeitos de cada município, recomendaremos o princípio da reversão a Coordenação Nacional do PAC 2 e as máquinas terão que ser devolvidas”, afirmou.

Programação:

17/08 – Manaíra e São José de Princesa

18/08 – Matureia e Teixeira

19/08 – São José do Bonfim e Mãe D’água

20/08 – Cacimba de Areia e Cacimbas

21/08 – São José de Espinharas e Areia de Baraúnas

24/08 – Junco do Seridó

25/08 – Salgadinho e Passagem

26/08 – Quixabá

27/08 – São Mamede e Várzea

28/08 – Santa Luzia e São José do Sabugi

01/09 – Condado e Pombal

02/09 – Santa Terezinha

03/09 – Patos e Desterro

05/09 – Olho D’água e Emas

08/09 – Malta

09/09 – Catingueira

10/09 – Taperoá e Alagoa Grande

11/09 – Cuité

PAC 2

Com o PAC 2, o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), levou a 219 municípios paraibanos com até 50 mil habitantes, um kit com uma retroescavadeira, uma motoniveladora, um caminhão caçamba, mais uma pá carregadeira e um caminhão-pipa.

Deixe uma resposta