O Açude Engenheiro Ávidos, que fica localizado nos municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas, chegou a 7,8% do volume total nesta terça-feira (13), segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do estado da Paraíba (Aesa).
O número divulgado é preocupante e se não chover para aumentar o volume, no ano que se aproxima, Cajazeiras pode ter, em pouco tempo, a maior crise hídrica de sua história. Por conta do baixo volume de água, um racionamento ainda mais criterioso do que o atual poderia ser uma medida de segurança para salvar a Terra do Padre Rolim de um possível colapso.
De acordo com levantamento feito pelo portal Radar Sertanejo, com dados emitidos pela AESA-PB, o volume total do Açude Engenheiro Ávidos registrado nesta terça-feira é de 19,9 milhões de metros cúbicos, sendo que a capacidade total do reservatório é de 255 milhões de metros cúbicos de água.
E a situação dos mananciais que abastecem as cidades da região do Alto Sertão é cada vez mais alarmante. Muitos já entraram em colapso e outros já secaram para piorar a situação. E de acordo com as análises meteorológicas não há previsão de um ano chuvoso em 2016. Mas, como para o sertanejo a esperança é a última que morre, resta esperar pelo menos mais quatro meses para que a solução venha do céu, em forma de chuva.
Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo
Reveja vídeo sobre a situação do açude
Vídeo gravado há dois anos para mostrar as ruínas da antiga cidade de São José de Piranhas que ficou coberta pelas águas do açude Engenheiro Ávidos.