O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São José de Piranhas- UBS 5- informa que a Unidade de Suporte Básico voltou nesta quarta-feira (28), ao atendimento. O veículo estava sem condições para o uso, devido a problemas mecânicos há quase três meses.
Após conserto técnico, o transporte está apto para o serviço. A direção do SAMU local informou ao portal de notícias Radar Sertanejo que a demora para o conserto se deu por motivos de falta de peças de reposição, já que se trata de um veículo importado [Renaut Máster, ano 2010]. Dois servidores do SAMU de São José de Piranhas se destacaram pela dedicação para que a ambulância voltasse a funcionar. Eduardo e Damião dispuseram parte do tempo e foram até outros estados, Pernambuco por exemplo, em busca de encontrar peças para o veículo.
O Samu de São José de Piranhas também realiza o atendimento de urgência e emergência nas cidades de Monte Horebe, Bonito de Santa Fé e Carrapateira. A Unidade de Suporte Básico possui oxímetro portátil e desfibrilador externo automático.
O socorro é iniciado através da chamada gratuita feita para o telefone 192. A Central de atendimento, que fica em Cajazeiras, conta com técnicos que identificam a emergência, junto a um médico, que faz o diagnóstico da situação, e solicita que o atendimento seja iniciado. A partir disso é enviado ao local, o veículo que corresponde à necessidade do paciente.
Alex Gonçalves