Um projeto de lei do vereador, Celso Gonçalves (PCdoB), que foi arquivado há pelo menos um ano na Câmara de vereadores, voltou à discussão e pode virar lei municipal. O projeto de lei visa multar a quem jogar lixo em vias públicas. O documento havia sido engavetado por discordância de parlamentares, mas agora entrou nas pautas de debates depois que a população pediu punição para quem gera crime ao meio ambiente colocando lixo as margens de estradas, riachos e rios em São José de Piranhas.
Na última sessão o tema foi motivo de debate por cerca de 1h, a maioria dos vereadores é favorável à aprovação do projeto, apenas o vereador, Clóvis Barbosa (PTdoB), se posicionou contrário à ideia.
O objetivo do autor do projeto de lei, é conscientizar a população da cidade de São José de Piranhas a descartar o resíduo que produz em local adequado, mantendo assim uma cidade mais limpa e preocupada com o meio ambiente. “Evitaremos que ocorram graves danos ao meio ambiente e à saúde pública, como a proliferação de doenças e obstrução de bueiros, argumentou o autor.
Um dos pontos mais castigados com descarte de lixo em São José de Piranhas são as margens da PB-400, inclusive um trecho de cerca de 5km que liga o centro urbano de São José de piranhas a cidade a Monte Horebe, no local (foto acima) há uma grande concentração de lixo jogado à beira da estrada, moradores dizem que o lixo é jogado por moradores da cidade que aproveitam a calada da noite para depositar os descartáveis. No local, onde é depositado o lixo de forma irregular, quando chove toda a água cai no açude da Cagepa.
No mesmo trecho da estrada, muitos praticantes de caminhadas deixaram de praticar seus exercícios físicos pelo mal cheiro dos resíduos jogados à beira da pista.
Na tarde desta quarta-feira (18), a reportagem do Radar vistoriou o trajeto e viu de perto vários amontoados de lixo no trecho. Na entrada da cidade a prefeitura colocou depósitos de lixo, mas mesmo assim muitos moradores insistem em colocar os resíduos no chão.
Por: Alex Gonçalves