Esporte

Com propositura de Raissa Lacerda, Hulk ganha Cidadania pessoense

Nesta sexta-feira (18), foi a vez do jogador de futebol Givanildo Vieira de Souza, o Hulk, integrar o “time” de cidadãos pessoenses. Além do Título de Cidadania, o futebolista integrante da Seleção Brasileira também recebeu, em sessão solene, a Medalha Cidade de João Pessoa e a Comenda Talento Esportivo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

- PUBLICIDADE -

Às lágrimas, após ver vídeos com depoimentos de familiares, e ouvir palavras que relembraram seus valores, aspectos da família e sua trajetória no trabalho, Hulk disse que sempre pensou positivo. Ele lembrou emocionado quando um dia falou para os seus pais que iria vencer, foi aos 16 anos pro Japão e concretizou seu sonho de dar uma casa própria para seus pais.

“Sempre pensei positivo para tudo. Agradeço de coração pelas honrarias e digo que o mínimo que posso fazer é continuar carregando a Paraíba dentro e fora de campo. Espero continuar contribuindo da melhor maneira possível, retribuir o carinho e admiração de todos”, falou Hulk, com a voz trêmula, enxugando as lágrimas, pausando e respirando pra falar.

Honrarias aprovadas por unanimidade

As honrarias tiveram aprovação na CMJP por unanimidade. Elas foram propostas devido ao engajamento de Hulk em causas sociais e à valorização que dá as suas raízes paraibanas, além do trabalho desenvolvido no futebol.

Raíssa Lacerda (PSD) foi autora do Título e da Medalha, honraria que foi proposta em conjunto com o presidente da Casa, Durval Ferreira (PP), que presidiu a sessão. Já a Comenda foi uma propositura do ex-vereador Pastor Edmilson junto a Bruno Farias (PPS).

Interação, socialização, cidadania e bem-estar são algumas das características desenvolvidas entre os trabalhos sociais que Hulk apoia. Ele desenvolve atividades com escolinhas de futebol no Alto do Mateus, em João Pessoa; Bayeux; Campina Grande; Rio Tinto; Boa Ventura; e em várias cidades do Sertão paraibano. As ações reúnem a inserção de crianças carentes no esporte, além da retirada desses jovens das ruas, do mundo das drogas e da criminalidade.

Vereadores homenageiam Hulk

“Hoje, oficialmente, João Pessoa ganha um novo irmão. Reconhecemos, todos nós da Câmara, o trabalho digno e compromissado que você vem desenvolvendo em sua caminhada. As honrarias simbolizam o reconhecimento não apenas dos parlamentares desta Casa, mas de toda a sociedade pessoense, que vê em você a figura de um irmão, de alguém que eleva ideais humanos e cristãos, servindo de exemplo para todos nós”, destacou Durval, lembrando que Hulk é um dos embaixadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, trabalho junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

A propositora da sessão solene, Raíssa, destacou Hulk como um ser humano que não esqueceu suas raízes, e que ajuda crianças a saírem das ruas, engajando-as em aulas de futebol. “Ele estampa a bandeira da Paraíba não só em gramado, mas por onde vai, em suas ações. Ele é um ser humano fantástico, extraordinário. Um homem que ajuda sem precisar publicizar nada. Ele devolve a Deus aquilo que Ele tem lhe dado. Conheci seu trabalho ao visitar uma escolinha de futebol que mantém no Alto do Mateus. Isso me motivou a saber melhor quem é Hulk e a homenageá-lo”, revelou.

“Quero me ater ao Hulk da Paraíba, que trabalhou desde criança, que não esqueceu suas origens, cujos superpoderes estão no corpo e nas habilidades físicas que tem, mas que estão na mão estendida, sempre disposta a ajudar seu semelhante. Este super herói encanta a todos nós, de crianças a idosos”, comentou Bruno Farias, que fez de improviso um poema, no qual versou a respeito. Já Pastor Edmilson frisou a luta do homenageado contra o preconceito ao nordestino e a imposição de Hulk quanto a isso.

Givanildo Vieira de Souza

Mais conhecido como Hulk, o único homem dos sete filhos de sua família nasceu em Campina Grande, em 25 de julho de 1986. Ele é atacante, titular da Seleção Brasileira de Futebol (na qual já marcou 11 gols em 45 jogos) e atualmente joga pelo Zenit, da Rússia.

Descoberto por Zé do Egito aos doze anos, idade na qual começou sua trajetória no futebol, tendo que se mudar para São Paulo (SP) e ainda para Portugal. Hulk deixou o Vitória com apenas dezoito anos e fez carreira no Japão, precisamente no Kawasaki Frontale, Tokyo Verdy e Consadole Sapporo, estabelecendo uma média de gols expressiva (total de 74 gols em 111 jogos).

Acabou se transferindo para o Futebol Clube Porto em 2008. Na temporada 2010-2011, marcou 36 gols em todas as competições e se sagrou artilheiro do Campeonato Português (23 gols além de 21 assistências). Ao final, foi eleito o jogador de futebol do ano no País.

Haryson Alves

Deixe uma resposta