O deputado estadual Renato Gadelha (PSC), líder da oposição na Assembleia Legislativa, comentou o balanço do seu primeiro ano de mandato parlamentar. Renato considerou positivos e intensos os debates para o estado no ano de 2015.
“Foi um ano produtivo, de debates intensos e importantes para o estado. Foi também um ano de significativa produção legislativa. Foram dezenas de proposituras entre projetos de lei, de resolução, requerimentos, pedidos de informação entre outros”, avalia Gadelha. No caso dos projetos de lei, o deputado chama a atenção para a dificuldade de se aprovar um projeto oriundo de um deputado de oposição.
“Somos minoria na Casa e, na quase totalidade das vezes, há um encaminhamento contrário aos nossos projetos por parte da bancada situacionista. Mas o pior vem depois. Quando conseguimos aprovar no Plenário, invariavelmente a proposta é vetada pelo Governador”, lamenta o deputado que sempre pede mais sensibilidade à equipe jurídica do Poder Executivo responsável pela análise das proposituras.
“Renato Gadelha acredita que a oposição desempenhou o seu papel “com maestria durante este ano que se encerra. Além de sermos minoria o controle da Mesa é composto por deputados situacionistas. Ganhamos algumas poucas batalhas no voto, é verdade, mas vencemos o confronto de ideias, sempre defendendo os interesses da população da Paraíba”. O Líder da Oposição lembra, por exemplo, da questão dos depósitos judiciais. “Perdemos no voto mas a Justiça provou que estávamos do lado certo já que o STF suspendeu o uso dos recursos pelo estado”.
O deputado Renato Gadelha acredita que o ritmo dos trabalhos seguirá o mesmo em 2016. “Teremos eleições, mas com um período bem menor de campanha. Acredito que o processo eleitoral vá interferir bem menos nos trabalhos da Assembleia. Acredito, também, que possamos ter um rearranjo de forças na Casa”.
Para Renato, as eleições municipais podem acabar gerando baixas na bancada do Governo. “Há vários municípios em que grupos contrários entre si, apoiam o Governador. No momento em que o Governador escolher apoiar um dos lados, acho pouco provável que o preterido continue na bancada de situação” analisa o deputado.
Renato Gadelha garante manter a mesma disposição e empenho para os próximos anos de legislatura. “A Paraíba pode ter certeza que haverá sempre deputados comprometidos com o bem do Estado fiscalizando e apontando as falhas do governo, zelando pela nossa gente e buscando formas de garantir o bem-estar de todos os paraibanos. Sejam quantos forem os deputados de oposição, faremos nosso trabalho de cabeça erguida”, finalizou Renato.
Da Redação com Assessoria