O Ministério Público da Paraíba quer impugnar 13 candidaturas a prefeitos e vereadores da região do Sertão do estado. O MP apresentou até a quinta-feira (12) os pedidos de impugnação contra candidatos e coligações que disputam o pleito para as eleições deste ano na cidade de Sousa e mais oito municípios do Sertão.
Em Sousa, o diretório local do PT pediu a impugnação da coligação 'Unidos por Sousa I', que defende apoio ao candidato do PMDB, André Gadelha. Já o diretório estadual pediu impugnação da coligação 'Sousa Para Todos' que tem candidatura própria do PT na cidade.
Em Vieirópolis, Lastro, Aparecida e Nazarezinho, os pedidos de impugnação são contra candidatos a vereador por motivo de falta de quitação eleitoral e problemas com filiação partidária. Também há ações das promotorias contra candidatos nas cidades de São Francisco e São José da Lagoa Tapada.
Na cidade de Marizópolis, o pedido é contra o candidato à reeleição, José Vieira (PTB). Ele teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) e convênios reprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Isso motivou a ação do MP. E a coligação do prefeito pediu a impugnação da candidatura de dois vereadores da oposição.
Esta sexta-feira (13) é o último dia para solicitar impugnação de candidaturas na 63ª Zona Eleitoral, onde ficam situadas as cidades que podem ter candidaturas anuladas. Os pedidos foram feitos pelos promotores Walfredo Alves Teixeira e Fernando Andrade e devem ser analisados pelos juízes da 63ª e da 35ª Zonas. Esta última compreende os municípios de Sousa e Marizópolis.
G1 PB