Um levantamento feito pelo portal Radar Sertanejo leva a crê que pelo menos 2 mil eleitores devem deixar de votar nas eleições do próximo dia 7 de outubro em São José de Piranhas, no Alto Sertão da Paraíba. As informações são com base no grande número de pessoas que residem fora do município e “bóias-frias” que estão trabalhado no corte da cana-de-açúcar no interior de São Paulo.
De acordo com dados coletados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Piranhas (STRSJP), através de cadastro, cerca 1.800 homens deixaram o município para trabalhar no corte da cana. Além desses, estima-se que outras 900 pessoas também viajaram com o mesmo objetivo sem passar pelo crivo do sindicato, mas foram catalogados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (FETAG).
Ainda deve-se considerar as pessoas que residem em outros Estados e que trabalham em serviços públicos, no comércio ou na indústria e, portanto, não vão comparecer à urna, em São José de Piranhas no dia da eleição. Já os que trabalham nas usinas paulistas alegam que não serão liberados para vir votar ou acham as despesas com viagem muita alta e, porém, inviável.
Considerando todo esse contexto é dada como certa abstinência ao voto de pelo menos 2 mil pessoas, que devem abdicar do seu direito à escolha democrática dos candidatos a prefeito e vereador no pleito municipal deste ano.