Um grupo de manifestantes interditou na manhã desta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, a rodovia PB-400, no trecho que dá acesso ao município de Cajazeiras, na altura do entroncamento da PB-366, distante cerca de um quilômetro da cidade de São José de Piranhas. Os integrantes atravessaram caminhões, carros e motos para bloquear o tráfego de veículos na estrada.
O protesto foi organizado por moradores do conjunto Neves Lacerda, em São José de Piranhas. Eles reivindicam ao Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER), através da regional Cajazeiras, a reconstrução de duas lombadas em frente ao terminal rodoviário da cidade para evitar os constantes acidentes que ocorrem na área. Há exatamente 8 dias um sinistro deixou um homem e uma mulher ferida na localidade.
Por conta do levante uma longa fila de veículos se formou. Carros que transportam estudantes de pelo menos cinco cidades da região tiveram que retornar do local devido ao bloqueio da estrada. Dezenas de operários das obras do projeto de integração do Rio São Francisco também ficaram presos no trânsito e não puderam chegar ao local de trabalho, assim como os feirantes que se deslocavam para a feira livre de São José de Piranhas.
Os dois redutores de velocidade foram construídos pelo DER em agosto do ano passado, porém, demorou poucos dias e com o peso dos carros pesados eles cederam.
O gerente regional do DER compareceu ao local e disse aos manifestantes que o órgão não dispõe de recursos para reconstruir as lombadas. Os moradores combinaram em comprar o material por conta própria para iniciar o serviço ainda esta semana.
Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo