O deputado Janduhy Carneiro (PTN) terá que se afastar de suas atividades parlamentares e ampliar prazo de licença após ter apresentado um quadro clínico de enfisema pulmonar. Ele será submetido a vários exames, realizará um tratamento de reabilitação dos pulmões e, durante este período ficará em repouso absoluto.
O diagnóstico foi confirmado pelo médico pneumologista Bruno Fialho Braga, que indicou a realização de uma bateria de exames e início de um tratamento em São Paulo, para onde o parlamentar segue nesta quarta-feira (10). Por isso, sua licença na Assembleia Legislativa deverá ser ampliada, porém, o número exato de dias a mais que serão dedicados ao tratamento só será definido após os exames e a avaliação dos médicos paulistas.
De acordo com o primeiro laudo médico, o parlamentar apresentou “baixa aptidão cardiorrespiratória; baixíssimo desempenho ventilatório; baixo desempenho musculoesquelético; baixo desempenho cardíaco e fraqueza generalizada”.
O enfisema é uma irritação respiratória crônica, de lenta evolução, quase sempre causada pelo fumo, embora outros agentes (poeira, poluentes, vapores químicos) também possam provocá-lo. No enfisema, os alvéolos transformam-se em grandes sacos cheios de ar que dificultam o contato do ar com o sangue, uma vez que foi destruído o tecido por onde passavam os vasos. Alguns fatores hereditários também podem contribuir para o aparecimento do enfisema.
Sintomas
Respiração ofegante com chiado, tosse, sensação de sufoco são sintomas do enfisema, mas, o pior deles é a falta de ar que se agrava à medida que a doença se evolui. Os pulmões se tornam menos eficientes e o peito adquire uma forma cilíndrica característica da doença.
Com Click PB