A falta de empregos e oportunidade de trabalho para o sustento de suas famílias fazem com que, pelo menos, 600 pessoas do município de Monte Horebe, Sertão da Paraíba, vivam mundo à fora para ganhar o sustento. Esses pequenos comerciantes viajam, constantemente, à região de Minas Gerais levando panos de parto para revender.
A mercadoria é comprada a atravessadores ou em fábricas na cidade de Itaporanga. As fábricas só vendem o produto a partir de 700 dúzias, como a maioria dos ambulantes não tem dinheiro suficiente para comprar a quantidade exigida pelos donos de fábricas, são obrigados a adquirir uma quantidade mínima a atravessadores, o que encarece o preço da mercadoria.
Nessa sexta-feira (11), o prefeito em exercício de Monte Horebe, Luciano Pessoa (PTB), participou de um debate na Câmara Municipal de Cajazeiras promovido pelo deputado estadual, Jeová Campos (PSB) e pelo Empreender Paraíba, onde na oportunidade foi tratado como tema ‘financiamento para pequenos produtores e comerciantes ambulantes.”
Na ocasião o prefeito horebense pediu ao secretário do empreender, Tibério, a inclusão desses pequenos comerciantes no programa de financiamento. O secretário anotou a sugestão e deve protocolar a adesão do programa de empréstimo a esses vendedores volantes.
O Empreender PB é um programa do Governo da Estado, realizado pela Secretaria Executiva do Empreendedorismo, ligada à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde).