Política

STJ arquiva ação penal contra prefeito do Sertão

STJ arquiva ação penal contra prefeito de CoremasO Superior Tribunal de Justiça, através do Ministro Ericson Maranho (Desembargador Convocado do Tribunal de Justiça de São Paulo), arquivou denúncia proposta pelo Ministério Público da Paraíba contra o atual Prefeito de Coremas, Antônio Carlos Cavalcanti Lopes, que havia sido condenado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

- PUBLICIDADE -

O Ministério Público da Paraíba havia interposto denúncia contra o prefeito de Coremas, tendo o Tribunal de Justiça da Paraíba julgado procedente a ação penal. O Prefeito de Coremas, Antônio Carlos Cavalcanti Lopes, recorreu da decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba, alegando a existência de prescrição. O Superior Tribunal de Justiça, ao analisar o recurso, acolheu a argumentação e determinou o arquivamento do processo.

O Superior Tribunal de Justiça, através do Ministro Ericson Maranho, determinou o arquivamento da ação penal e concluiu dizendo o seguinte: “nos termos da fundamentação supra, dou provimento ao agravo regimental para declarar extinta a punibilidade do ora agravante, pela superveniência da prescrição da pretensão punitiva estatal, nos termos do art. 107, IV c\c arts. 109, III, e 110, § 1º, todos do Código Penal”.

Segundo o advogado Newton Vita, “a defesa conseguiu demonstrar a incidência da prescrição retroativa, razão do arquivamento da ação penal em desfavor do Prefeito, argumento, inclusive, reconhecido pelo próprio Ministério Público, autor da ação penal”.

O Prefeito de Coremas comemorou a decisão, dizendo que sempre pautou sua vida pública pela correção, já foi prefeito por oito anos, estando no seu terceiro mandato, e sempre teve o compromisso e o respeito com o erário público, fato demonstrado pela sua história e pelos oito anos de contas aprovadas pelo Tribunal de Contas da Paraíba.

Redação com Assessoria

Deixe uma resposta