Cultura

Dom Magnus Henrique poderá ser o novo Bispo Diocesano de Cajazeiras

BISPO PA Diocese de Cajazeiras se encontra vacante e a comunidade católica aguarda com expectativa a nomeação pela Santa Sé do novo bispo. Quando da nomeação de Dom José, o GAZETA divulgou com bastante antecedência que o mesmo seria transferido de Teresina, onde era bispo – auxiliar, para ser o titular da Diocese de Cajazeiras.

- PUBLICIDADE -

Dentre os inúmeros nomes existe a possibilidade do substituto de Dom José vir a ser Dom Magnus Henrique Lopes, Religioso Capuchinho (OFMcap). Nascido em 1965, ordenado padre em 1996 e bispo em 10/06/2010 para recém criada Diocese de Salgueiro-PE.

Dom Magnus é natural de Assu-RN, considerado por muitos como um grande estudioso. Estudou filosofia no Recife, parapsicologia e religião em São Paulo, teologia em Olinda, psicologia com bacharelado em Maceió e licenciado em teologia moral pela Universitá Afonsiana, Roma, concluído em 2009 (Suma cum Laude).

Frei Magnus foi animador vocacional na Província dos Capuchinhos do Nordeste de 1991 a 1995, mestre de postulantes em Maceió em 1997 a 1999, de 1989 a 1998 foi ecônomo local em várias fraternidades da província, vigário paroquial de diversas paróquias e vigário da Fraternidade Capuchinha de Maceió de 1996 a 2000; definidor provincial por dois triênios (1996 a 2001); ministro provincial por dois triênios (2001-2007). Até o momento da sua nomeação episcopal, exercia os ofícios de guardião ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal-RN; além de ser diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais.

A exemplo de Dom Mathias, que também era potiguar, poderá seguir seus passos: a Diocese de Cajazeiras seria uma rota para atingir a posição de Arcebispo de Natal. Dom Magnus já trabalhou na diocese de Cajazeiras e tem um relacionamento muito bom entre alguns padres da Diocese. Com o perfil que tem de homem ligado às letras e ao saber se enquadra perfeitamente às ações que a Diocese de Cajazeiras desenvolve principalmente no setor educacional.

Fonte: Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta