Política

Comissão da Câmara de São José de Piranhas analisa projeto de adutora emergente

sessão DSC_2933
Vereadores querem Implantação de uma adutora de engate rápido da barragem de Boa Vista para São José de Piranhas.

A Câmara Municipal de São José de Piranhas aprovou por unanimidade, na sessão ordinária da última quinta-feira (7), uma comissão especial formada por três vereadores para analisar e discutir junto ao Diretório Regional da Cagepa, Ministério da Integração Nacional, Governo do Estado e Prefeitura Municipal a implantação de uma adutora de engate rápido da barragem de Boa Vista para a cidade de São José de Piranhas, que está à beira de um colapso no abastecimento de água.

- PUBLICIDADE -

O requerimento apresentado é do vereador Celso Gonçalves. Depois de discutido e analisado será colocado para discussão e apreciação na Câmara Municipal para possível aprovação da matéria, para ser encaminhada para o Poder Executivo.

Em sua justificativa o vereador esclarece que a barragem de Boa Vista, que faz parte do projeto de integração do Rio São Francisco, já acumulou aproximadamente 15 milhões de metros cúbicos de água proveniente das chuvas deste ano até agora. Enquanto isso, o açude da Cagepa que abastece a cidade chegou os 11% do volume hídrico, que será suficiente para fornecer água somente por um período de mais 60 dias. Depois desse prazo se nada for feito a população ficará sem água.

Diante desse quadro a solução será a implantação de uma adutora de engate rápido de cerca de 10 quilômetros de extensão para conduzir água para a cidade de São José de Piranhas.

Na mesma sessão o vereador Eugênio Cavalcante criticou o também vereador de Cajazeiras, Marcos Barros, que queria a liberação da água da barragem de Boa Vista para o açude Engenheiro Ávidos. Ele comentou a inviabilidade técnica e falta de conhecimento do parlamentar cajazeirense, já que essa possibilidade seria quase impossível diante da tramitação e da elevação para a liberação da água.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta