A Polícia Civil do Estado, por meio de um trabalho investigativo da 18ª Delegacia Seccional, com sede em Catolé do Rocha, realizou na noite dessa terça-feira (21) o cumprimento de mandado de busca apreensão na residência do Evanildo Caetano de Lima, suspeito da prática de agiotagem na cidade de Jericó, Sertão da Paraíba.
Durante ação policial, coordenada pelo delegado Elcenho Engel, além da prisão de Evanildo, foram encontrados na casa dele mais de 40 cheques em nome de terceiros, cerca de 30 cartões de créditos e do programa Bolsa Família, de diferentes titulares, além de peças em ouro e notas promissórias. Ainda foram localizados e apreendidos dois revólveres calibre 38 municiados, 12 munições intactas, uma pistola, e uma espingarda de pressão e vários objetos caracterizadores da prática de agiotagem.
De acordo com o delegado seccional de Catolé do Rocha, Antonio Neto, diante de todo material apreendido não resta dúvida que o preso emprestava dinheiro a juros de modo ilegal a outras pessoas e como garantia empenhava joias em ouro ou fazia a retenção de seus cartões de crédito e até mesmo do cartão do Bolsa Família. As autoridades policiais disseram que Evanildo movimentava cerca de R$ 500 mil.
A Polícia Civil realizou a lavratura do auto de prisão em flagrante do suspeito, que foi autuado nos crimes contra economia popular, crime de usura, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, crime contra o estatuto do idoso, crime contra o sistema financeiro, cuja soma das penas é de 15 anos, incabível assim concessão de fiança pela autoridade policial.
Após o término do procedimento, o suspeito foi encaminhado para o Presídio Padrão de Catolé do Rocha, onde aguardará audiência de custódia.