Segundo o Congresso em Foco, três deputados federais da Paraíba estão na mira da Justiça, ou seja, 25% da bancada paraibana estão pendurados no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de participação em crimes.
O deputado Benjamin Maranhão (PS) responde por formação de quadrilha e crimes da Lei de Licitações (Ação penal 676), Efraim Filho (DEM) também é acusado de crimes da Lei de Licitações (Inquérito 3653) e a deputada Nilda Gondim (PMDB) responde por crimes eleitorais (Inquérito 3506).
Eles estão sob investigação no Supremo, único foro competente para julgar crimes cometidos por deputados, senadores e outras autoridades. A pesquisa foi realizada entre 13 de junho e 14 de agosto de 2013.
A reportagem do Congresso em Foco, também busca respostas para as causas do acúmulo de processos contra políticos no STF. O tema é analisado por juristas e cientistas políticos, que associam o fenômeno principalmente às falhas do sistema judiciário brasileiro e à ineficácia do chamado foro privilegiado, que faz do Supremo o foro exclusivo para julgar crimes de deputados e senadores.
Fonte: Congresso em foco