A cidade de São José de Piranhas, localizada no Alto Sertão da Paraíba, está muito perto de entrar em colapso no abastecimento de água.
O Açude da Cagepa, que abastece a população da zona urbana, chegou a 3,1% do volume total. Isso representa apenas 93 mil metros cúbicos de água, conforme dados coletados pelo site Radar Sertanejo, com informações da AESA.
O novo boletim foi divulgado nessa terça-feira, dia 23 de agosto, pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), e deixa a população da cidade inteira em alerta máximo.
Por causa da pouquíssima água, o açude atingiu o volume morto faz meses e a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) faz um esforço para captar o restante de água lameada que ainda existe no reservatório.
Porém, devido à má qualidade, o líquido está praticamente impróprio para o consumo e a população se vira como pode para comprar água mineral para beber ou conseguir de algum poço para cozinhar. Muitas pessoas estão vendendo água de poço a um preço mais acessível.
Até o momento a Cagepa ainda não anunciou até quando vai fornecer água.
Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo