Três alunas naturais da microrregião de Cajazeiras selecionadas no programa Gira Mundo, embarcaram, na manhã desta terça-feira (30), no Aeroporto Internacional Castro Pinto, na região metropolitana de João Pessoa, para fazer um intercâmbio no Canadá.
Monaliza Ewelling Gonçalves, 17 anos, natural de São José de Piranhas, além de Tainá Pinheiro Soares e Vanessa Alves Ferreira, ambas de 16 anos, naturais da cidade de Santa Helena, se uniram a outros 47 alunos selecionados de todas as regiões do Estado na primeira edição do Gira Mundo e mais três professoras selecionadas. Monaliza é filha da repórter do portal Radar Sertanejo, Rose Gonçalves.
O governador Ricardo Coutinho participou da solenidade de embarque dos alunos e professoras da rede estadual de ensino selecionados no programa Gira Mundo. O Gira Mundo representa um investimento na ordem de R$ 2,5 milhões na educação paraibana. As aulas do intercâmbio começam no dia 8 de setembro.
Na ocasião, Ricardo conversou com os alunos e pais de estudantes selecionados para esta primeira edição do programa e ressaltou a importância da educação como meio de transformar o futuro dos jovens. “Esse programa inovador traz um avanço gigantesco para a educação no nosso Estado. É um sonho de todos eles que está sendo realizado. Fico muito orgulhoso com o Gira Mundo, um programa que eleva a autoestima dos estudantes da rede pública que agora têm educação de qualidade. Eu já estou ansioso para recebê-los após o intercâmbio trazendo uma bagagem cheia de novas experiências”, frisou.
Já a coordenadora do Gira Mundo na 9ª Gerência Regional de Educação de Cajazeiras, Marisa, disse ao site Radar Sertanejo durante o embarque no Aeroporto Castro Pinto, que as estudantes sertanejas são exemplos para aqueles que sonham em fazer intercâmbio no exterior possam se espelhar para 2017.
O coordenador do Gira Mundo na Paraíba, Thulio Serrano, explicou que a coordenação do programa vai viajar com os alunos e passará dez dias orientando e organizando as instalações dos selecionados. “Vamos visitar as casas das famílias onde os estudantes vão ficar durante o intercâmbio, também conhecer as escolas, ver o currículo e toda a parte pedagógica que será aplicada no ensino. Deixaremos os alunos bem encaminhados e ambientados no Canadá”, afirmou.