Nunca antes se viu tanta gente querendo se limpar em cima da imprensa como nos dias atuais. Ao meu ver, o momento político e econômico que vive o Brasil resulta em uma vingança e uma caçada à imprensa como se ela fosse a responsável por tudo de ruim que acontece nesse ‘velho país’ de dimensões continentais.
Profissionais da comunicação, como um todo, que lutaram e se espremeram em bancos de faculdades para ter um diploma, são muitas vezes maculados, através de comentários sem ‘musculatura’ por pessoas que nem, sequer, compreendem o que ler e não interpretam o que ouvem ou assistem, mas tentam jogar para nós os erros que circundam o universo, e não é culpa nossa.
A democracia e, o livre direito de imprensa virou trampolim para qualquer pau de galinheiro. A ética jornalística, feita em juramento por profissionais da mídia, nem todos cumprem ou descumprem, mas todos estão pagando o preço generalizado empregado por qualquer tipo de pessoa que, nem sequer, sabe fazer crítica, mas apenas joga um amontoado de palavras para melar quem lida com o jornalismo sério.
Esse é o âmbito nacional. Mas pouso agora na nossa imprensa paraibana e sertaneja [nosso caso]. Profissionais experientes que lidam na imprensa escrita e falada também estão sendo jogados para dentro do poço de água barrenta e execrados por uma parte de leitores, ou ouvintes revoltados. Revoltados com a própria vida, revoltados por não ter espaço na mídia e, de alguma forma, quer aparecer em vitrine alheia.
Sites como Radar Sertanejo, Tribuna10, Diário do Sertão, Blog do Furão, Vale do Piancó Notícias, ReporterPB, entre outros estão pagando alto preço e ‘aqui acolá’ são vítimas de comentários maldosos de pessoas que por inveja, ou por não saber compreender o que leu’ tentam macular a imagem de quem luta, corre atrás para levar ao lar, de milhares de pessoas, a informação com o máximo de cuidado e verdade.
Erros acontecem, quem nunca errou jogue a primeira pedra ou faça melhor para fazer inferir comentários negativos, mas mostre que sabe mais, ou, pelo menos igual.
A imprensa tem sido fundamental para a sociedade, tem sido um calo no pé dos políticos, tem sido responsável por mudanças radicais no ponto de vista político e econômico do Brasil.
Por acharmos que contribuímos de forma positiva para uma sociedade, não nos curvamos a picuinhas ou a comentários maldosos de quem não contribui para a democracia. Seguiremos em frente em nome da grande maioria que confia no nosso trabalho e, sabe da importância do papel que a imprensa representa.
Alex Gonçalves
Do site Tribuna10
(Coluna de domingo)