O Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Diretoria de Segurança do Poder Judiciário, entregou ao Exército Brasileiro 3.117 armas de fogo, no período de janeiro a novembro de 2016. As armas foram apreendidas pela Polícia Militar e, posteriormente, retidas pela Justiça nas comarcas do Estado. Já na atual gestão, em que é levado em conta as apreensões feitas no biênio 2015-2016, o número alcança a marca de 6.268 armas de fogo remetidas ao Exército.
A informação foi prestada na manhã desta segunda-feira (05), pelo diretor de Segurança do TJPB, coronel Gilberto Moura. “São mais de três mil armas que saíram de circulação este ano, o que significa menos violência”, declarou o coronel Gilberto.
As armas apreendidas e recolhidas nos Fóruns das comarcas do Estado são, mensalmente, traladadas pelas equipes de militares da Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça para o Exército Brasileiro. Esse repasse é feito de acordo com as resoluções 005/2007, 003/2008 e 006 de 2013, segundo informou o gerente de Segurança do TJ, coronel Gilberto.
Cópias da relação das armas apreendidas e remetidas ao Exército são enviadas à Corregedoria de Justiça, e, também, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Sistema Nacional de Armas, segundo revelou o diretor de Segurança do TJPB.
Por Valter Nogueira, TJPB