Um grupo de voluntários participou nesta sexta-feira (27) de um mutirão de limpeza no açude São José I (Açude da Cagepa), reservatório que abastece a cidade de São José de Piranhas. A mobilização começou logo cedo e deixou a represa e parede do manancial limpo, com o objetivo de promover a consciência ambiental da população e deixar o açude sem lixo, para que com a continuação das chuvas possa voltar a restabelecer o sistema de água para a população.
A estiagem secou totalmente o reservatório e muito lixo foi jogado na represa e cabeceiras, que acabou descendo com a água das chuvas para dentro do açude. O lixo recolhido, assim como o mato da parede, foi recolhido e transportado em carro.
Segundo relatos do vereador Mylano Araújo, ao portal RADAR SERTANEJO, cerca de 10 pessoas entre homens, mulheres e até criança, participaram da ação.
Acumulado de água
Até esta sexta-feira o açude acumulou aproximadamente 3% de toda a sua capacidade hídrica. O gerente local da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Rondynelli, explicou à redação do portal Radar Sertanejo que é possível que a Cagepa restabeleça o abastecimento d’água na cidade logo após o acumulado sair do chamado volume morto, algo em torno de 10% do volume total. Por enquanto, segundo ele, ainda não há previsão concreta, porque isso dependerá da continuação das precipitações.
Equívoco
Foi publicada em alguns sites da Paraíba e emissoras de rádio da região uma informação relatando que uma barragem ou até mesmo o açude da Cagepa havia transbordado (sangrado) em São José de Piranhas. Essa informação não procede. O que houve, na verdade, foi um pequeno riacho cuja água corrente cruza por baixo de uma ponte na rodovia PB-400, conhecida como barragem de Deca. Esse pequeno riacho deságua no açude da Cagepa.
Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo