O pequeno município de Bernardino Batista, no Sertão paraibano, com uma população pouco acima de 3 mil habitantes, tem se notabilizado pela boa performance na educação. De acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), ano base 2013, o município foi o 7º melhor na Paraíba na área de educação.
Ainda segundo o Firjan, um estudo que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros, nas áreas de emprego e renda, educação e saúde, Bernardino Batista teve um dos maiores crescimentos da Paraíba, passando da 72ª posição, no ano de 2012, para figurar entre os 10 primeiros no Estado, em 2013. A cidade também recebeu o Selo Unicef-Edição 20132-2016 por reduzir as desigualdades sociais.
Quando assumiu a prefeitura de Bernardino Batista em sua primeira gestão, no ano de 2013, o prefeito Gervázio Gomes (PSB), que exerce agora o segundo mandato, encontrou o município na 72ª posição na Paraíba, em termos de desenvolvimento socioeconômico e educacional.
“Em todos esses quatro anos, a gente trabalhando em parceria com o Governo do Estado, ano após ano fazendo a adesão ao Pacto pelo Desenvolvimento Social e assumindo metas para melhorar os índices, hoje Bernardino Batista está no sétimo lugar na educação do Estado e ainda não estamos satisfeitos e vamos tentar melhorar. Se formos o sexto, quinto, quarto, fica melhor ainda. Ainda temos como contribuir para melhorar o ranking na educação do Estado e por isso vamos pactuar com o Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (SOMA)”, afirma.
Gervázio Gomes informa que a rede de ensino municipal é composta por 12 escolas, 100 professores efetivos e 1.500 alunos.
Redação com PB Agora