Destaque 2Paraíba

Deputado paraibano apresenta experiência do Pacto Social a gestores, em Brasília

A experiência do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba será apresentada nesta terça-feira (25), pelo secretario do Desenvolvimento e da Articulação Municipal e deputado estadual, Buba Germano, durante o IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, em Brasília.

- PUBLICIDADE -

O encontro, promovido pela Frente Nacional dos Municípios e pelo Sebrae, contará com a participação de governadores, prefeitos e gestores públicos de todo o país. Durante sua conferência, Buba Germano vai mostrar os principais resultados do Pacto pelo Desenvolvimento Social, criado em 2011 pelo governador Ricardo Coutinho e reconhecido nacionalmente como única política pública, implementada por um Estado, sem cobrar contrapartida financeira aos municípios. No programa a contrapartida é social. Quando são contemplados, os municípios comprometem se a melhorar os índices de desenvolvimento humano da localidade.

De acordo com Buba Germano, será uma oportunidade de mostrar os avanços conquistados pela Paraíba nos últimos anos, na melhoria dos principais indicadores sociais, a exemplo da queda da mortalidade infantil, aumento da expectativa de vida, redução do analfabetismo e crescimento do PIB acima da média nacional. Ele destacou a queda da taxa de mortalidade infantil que já é a menor do Nordeste e a queda na taxa de analfabetismo, principalmente entre os menores de 15 anos.

Ainda de acordo com o secretário de Desenvolvimento e da Articulação Municipal, é motivo de orgulho participar de um governo que é tido como exemplo em gestão e políticas públicas no Brasil. “Até o momento foram mais de R$ 150 milhões investidos, principalmente na educação e na saúde, que têm refletido diretamente na melhoria da qualidade de vida do paraibano”, completou.

Ainda em Brasília, Buba Germano participa do Encontro de Prefeitos do PSB na segunda-feira (24), para falar de gestão pública, transparência e sobre como o Pacto Social, que vem contribuindo para a melhoria dos indicadores e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nos municípios.

Deixe uma resposta