Os trabalhos do primeiro período legislativo de 2017 na Câmara Municipal de Bonito de Santa Fé, no Vale do Rio Piranhas, foram encerrados na tarde desta sexta-feira (26), em sessão ordinária que contou com a presença de todos os vereadores. Além da votação de matérias, o presidente da Casa, Van do Viana, fez um balanço durante entrevista ao Radar Sertanejo sobre as ações dessa nova legislatura em prol da população bonitense. (Veja entrevista acima)
Logo depois de abrir a sessão, o presidente vereador Van do Viana, entregou aos pares um kit de identificação parlamentar. O kit é composto por uma carteira funcional, confeccionada em couro legítimo preto com o brasão da República em metal, um chaveiro, uma ficha de identificação com os dados oficiais do vereador e uma inscrição destacando a imunidade parlamentar do vereador, um broche de lapela dourado e um adesivo para carro.
Em entrevista ao portal, Van fez um rápido balanço do trabalho realizado pelos vereadores ao longo de cinco meses e destacou como positivo diante daquilo que a sociedade espera. Ele ressaltou que 70% dos colegas são parlamentares jovens que exercem o primeiro mandato e chegaram na Casa com muita vontade de trabalhar. “Eu posso salientar que os parlamentares, alguns de primeiro mandato, me surpreenderam pela dedicação e determinação”, afirmou.
Entre as ações realizadas, ele destacou as audiências públicas realizadas pela câmara, as quais considerou de muita importância, como a que tratou da Reforma da Previdência Social e a outra que foi realizada no dia 29 de abril para debater o Veio D’água da Transposição do Rio São Francisco na nascente do Rio Piranhas. Além disso, os projetos que chegaram ao Legislativo por meio dos vereadores. “Eu tenho observado todos com muita vontade, buscando através do Poder Legislativo em Parceria com o Executivo Municipal de nossa cidade, fazer aquilo que a população espera desta Casa” – disse o presidente.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Pedro Paulo (PP), Marcos de Purica (PSB), Dal do Viana (PRB), Van do Viana (PTB), Neném de Aucy (DEM), Valdir Tomaz (PMDB), Ribeiro (PDT), Bosco Soldado (DEM) e Marcos Lacerda (PSD).
A Câmara entrou em recesso por um período de 30 dias e retornará as atividades no dia 7 de julho. No entanto, Van alertou que, caso seja necessário, ele poderá convocar os vereadores para se reunirem, caso seja necessário como determina o regimento interno.
Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo