BrasilDestaque 2

No Ceará, emenda parlamentar pagou show de Wesley Safadão

Wesley Safadão (Jonne Roriz/VEJA)

Embora a maior parte do dinheiro tenha sido destinada à saúde, a lista de emendas parlamentares pagas pelo governo em 2017 inclui de show do cantor Wesley Safadão a campeonato de motocross no interior de Minas. Do total de 2,27 bilhões de reais liberados, pelo menos 5,73 milhões de reais serviram para quitar cachês de artistas.

- PUBLICIDADE -

Em junho, por exemplo, o Ministério do Turismo repassou 1,2 milhão de reais à prefeitura de Maracanaú, no Ceará, por indicação da deputada Gorete Pereira (PR-CE). A emenda havia sido empenhada no mês anterior e serviu para pagar a 13.ª edição da Festa de São João da cidade. O show de abertura coube a Wesley Safadão, famoso por hits como “Aquele 1%” e “Ar Condicionado no 15”. Ele cobrou 246.000 reais pela apresentação.

O valor enviado à prefeitura foi quase integralmente usado para pagar cachês. Além de Safadão, apresentaram-se as duplas sertanejas Bruno & Marrone (cachê de 250.000 reais), Victor & Léo (200 mil reais) e bandas como Aviões do Forró (180.000 reais).

O repasse ocorreu em 7 de junho, antes da primeira denúncia contra o presidente Michel Temer ser apresentada, mas após a revelação da delação de executivos do Grupo J&F. Gorete votou a favor de Temer nas duas denúncias. Ela nega relação da liberação do recurso com o seu voto.

Ao todo, o governo pagou 7,15 milhões de reais para promoção e marketing de municípios, ação na qual se enquadra o repasse para artistas. Valor bem próximo do que foi destinado para universidades federais (7,38 milhões de reais) e superior ao enviado para obras de infraestrutura hídrica (2,58 milhões de reais).

Festas

Ao todo, foram 55 artistas, em 20 cidades, com cachês que variaram de 30 mil reais aos 250 mil reais de Bruno & Marrone. Ao menos outras sete prefeituras que receberam repasses via emendas usaram o dinheiro para contratar atrações artísticas para festas juninas.

Em Sapiranga, no Rio Grande do Sul, porém, foram enviados 700 mil reais para financiar a 34.ª Festa das Rosas. O pagamento se deu por meio de uma emenda do deputado federal Renato Molling (PP-RS), aliado de Temer e marido da prefeita da cidade, Corinha Beatris Ornes Molling. O evento teve shows de Michel Teló (cachê de 170.000 reais), Titãs (126.000 reais), Naiara Azevedo (160.000 reais), entre outros.

Mas as emendas não financiaram só saúde e shows. Uma emenda parlamentar do deputado Tenente Lúcio (PSB-MG) garantiu 250 mil reais para a realização da 5.ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross de Tupaciguara, em Minas. O convênio com o Ministério do Esporte que viabilizou o repasse foi oficializado no dia 23 de outubro, dois dias antes de Tenente Lúcio dar seu voto contra o andamento da segunda denúncia contra Temer, a exemplo do que já havia feito em agosto.

A depender das emendas indicadas no Orçamento de 2018, o pagamento de shows continua garantido para este ano. Deputados e senadores destinaram, ao todo, 32,93 milhões de reais para “promoção e marketing de municípios no cenário nacional”.

Por Estadão Conteúdo

Deixe uma resposta