Mais dez bibliotecas rurais do programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estão sendo entregues na Paraíba, contemplando os municípios de Assunção, Baía da Traição, Princesa Isabel e Serra Branca. As primeiras foram entregues nesta terça-feira (26), em Baia da Traição.
Na Paraíba, o Programa Arca das Letras já funciona em 357 comunidades rurais de 126 municípios e atende a mais de 45 mil famílias agricultoras. No Estado, as prefeituras, a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e a Emater/PB, juntamente com Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, atuam em parceria com a Delegacia Federal do MDA para ampliar o número de comunidades atendidas por bibliotecas.
Além das entregas das novas bibliotecas rurais, a equipe técnica do programa está monitorando e avaliando as unidades já implantadas na Paraíba entre 2003 e 2010. Em fevereiro deste ano foram entregues no Estado 32 bibliotecas, atendendo outros cinco municípios.
Nesta nova fase, a primeira entrega foi nesta terça-feira na comunidade indígena Aldeia Forte, no município de Baía da Traição. A exemplo do que acontece em todas as comunidades beneficiadas, o passo seguinte após a entrega dos livros será a capacitação dos agentes de leitura, moradores que de forma voluntária cuidam das bibliotecas e estimulam a leitura.
Para esta quarta-feira (27) estão marcadas as entregas de bibliotecas na comunidade Cajazeiras, às 9h, no município de Assunção, e na Secretaria Municipal de Educação de Serra Branca, a partir das 14h. Nos dois municípios haverá capacitação de agentes de leitura.
Na quinta-feira (28), encerrando a programação de entregas das bibliotecas, as comunidades rurais de Princesa Isabel receberão cinco unidades da Arca das Letras.
Secom