O governador Ricardo Coutinho esteve, nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, em Campina Grande, onde autorizou a licitação para a implantação das adutoras de Monte Horebe e Carrapateira, no Alto Sertão da Paraíba, além de intervenções que serão executadas pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) em outros municípios do Estado, dentro do programa recém-lançado, Mais Trabalho 2.
Para a adutora de Carrapateira os recursos ultrapassam os R$ 3,9 milhões. Cerca de 3 mil habitantes serão beneficiados. A obra tem as seguintes características: estações elevatórias de água tratada 01 e 02 com vazão de 5,71 l/s; adutora de água tratada – 20,40 km de extensão nos diâmetros variando entre 100 mm e 150 mm, em trechos de recalque e gravidade.
Já para a construção da adutora de Monte Horebe serão investidos R$ 3,5 milhões, beneficiando mais de 4 mil moradores. A obra compreende: captação flutuante com vazão de 9,37 l/s; estações elevatórias de água bruta 01 e 02 com vazão de 9,37 l/s; estação elevatória de água tratada com vazão de 8,93 l/s; adutora de água bruta – 8.980,00 m de extensão no diâmetro de 150 mm; adutora de água tratada – 100,00 m de extensão no diâmetro de 100 mm e construção de um reservatório elevado, com volume de 50 m³.
A prefeita de Carrapateira, Marineide, assinou a ordem de licitação junto com o governador. Em contato com o Radar Sertanejo, o ex-prefeito Dedé Pereira, agradeceu a Ricardo pela obra que vai garantir o abastecimento de água para a cidade. “Atualmente os carros-pipas do município estão buscando água no Açude São Gonçalo”, disse Dedé.
No caso de Monte Horebe, a ex-prefeita Cláudia Dias comemorou a conquista. “Pode até ser conveniente aparecer em ano de eleição, porém, é uma luta desde 2013”, lembrou ela de suas reivindicações com o ex-vice-prefeito Luciano Pessoa e o deputado Jeová Campos.
Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo.