Após participar do Desfile Cívico-Militar de Sete de Setembro, o Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, visitou no início da tarde desta quarta-feira (07) as obras de asfaltamento da Av. Dinamérica, no setor oeste da cidade, e da Av. Elpídio de Almeida, no bairro do Catolé. Nestas duas avenidas, os trabalhos de recapeamento asfáltico foram sequenciados normalmente nesta quarta, mesmo com o feriado.
Na visita, Veneziano estava acompanhado do Líder do Governo na Câmara, Rodolfo Rodrigues; do Secretário de Desenvolvimento Econômico Gilson Lira; e do Coordenador de Comunicação Carlos Magno. Ele destacou a importância das duas obras para a comunidade e citou outras avenidas que serão recapeadas ainda este mês.
O prefeito lembrou que, só no recapeamento da Dinamérica, estão sendo investidos R$ 1,6 milhão, através do programa Vias Abertas, que tem recursos do Governo Federal, via emenda do Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e da PMCG. “A Dinamérica estava precisando desta ação, pois há cerca de três décadas não recebia melhorias”. Os trabalhos estão sendo executados pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras.
Projeto – Além das duas pistas de rolamento, o Projeto completo de urbanização da Av. Dinamérica prevê implantação de moderno sistema de iluminação e de canteiro central com equipamentos esportivos e de lazer, a exemplo do que aconteceu na Av. Juscelino Kubitscheck, no Presidente Médici. O projeto também contempla recuperação dos giradores localizados na Avenida Floriano Peixoto e Almirante Barroso.
Além da Dinamérica, esta nova etapa do Vias Abertas inclui a pavimentação das ruas João da Mata e Quebra Quilos, no centro; Enf.ªa Maria de Lourdes, no Quarenta; Leocádia Gomes, no Catolé; e Silva Jardim e Joana D’arc, em José Pinheiro. Veneziano também anunciou para breve a urbanização e pavimentação de várias ruas do Novo Horizonte e Jardim Europa.
Elpídio de Almeida – Após a inspeção na Dinamérica, Veneziano e auxiliares seguiram para a Av. Elpídio de Almeida, no bairro do Catolé, onde a PMCG já havia promovido recapeamento asfáltico, há cerca de 30 dias. Porém, um trecho de cerca de 200m estava sem o asfalto novo, devido à necessidade de implantação de sistema de drenagem.
A implantação da drenagem foi concluída esta semana e, hoje, foi iniciado o recapeamento. “Nós não podíamos continuar a fazer como se fazia no passado: asfaltar trechos que tem necessidade de drenagem sem implantar este benefício. Em pouco tempo o asfaltou estourava. Assim, é jogar dinheiro fora e nós temos a responsabilidade de não fazer assim”, disse.
Veneziano explicou ainda que, com a implantação da drenagem na Elpídio de Almeida, além da garantia de durabilidade do asfalto, a população também não sofrerá mais com acúmulo de água em dias de chuvas muito intensas. “Este sistema vai evitar o acúmulo de água e, com isso, evitar muitos dos transtornos que a população já conhece”.
O Programa Vias Abertas, que em cerca de seis anos e meio pavimentou mais de 520 ruas da cidade, com asfalto e/ou paralelepípedo, tem investimento superior a R$ 75 milhões.