Apesar de não ter data definida para o reajuste do programa Bolsa Família, o novo ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, empossado nesta terça-feira (10), antecipou que o novo valor do benefício pode ser anunciado este mês de abril ou até o fim de maio. Beltrame assumiu a pasta no lugar de Osmar Terra, que chegou a dizer que o reajuste seria anunciado em março, o que acabou não ocorrendo.
“As propostas estão colocadas. Há uma discussão ainda dentro do governo para definição dos percentuais, da forma de fazer esse reajuste e acredito que ainda em abril ou maio teremos essa definição e o anúncio do reajuste do Bolsa”, afirmou Alberto Beltrame.
O novo ministro acrescentou que o governo pensa em um reajuste maior que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
“Estamos trabalhando com percentuais acima do IPCA, que é 2,95%, não temos ainda uma definição. Construímos vários cenários para apresentar ao presidente temer e à equipe econômica e em breve acredito que tenhamos uma definição”, disse.
Em junho de 2016, o governo – com Temer ainda como interino na presidência – reajustou o programa em 12,5%.
Perfil
O ministro do Desenvolvimento Social é Alberto Beltrame, que ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta desde maio de 2016. Ele é médico pediatra, especialista em administração hospitalar e mestre em gestão de sistemas de saúde.
Na área de assistência social, foi presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e diretor do Trabalho na Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul. Ele assume no lugar de Osmar Terra.
Paraíba Já