A Paraíba possui 35 mil usuários de crack e 21,7 mil deles – 62% dos viciados identificados – são crianças e adolescentes com idade entre 10 e 18 anos. Os dados são da pesquisa do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid). Para combater esse problema que a cada dia tem ceifado a vida de muitos adolescentes na Paraíba, o Governo do Estado tem investido em ações e políticas públicas.
Entre as ações está o Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, denominado "União pela Vida”,apresentado na última quinta-feira (13) no Palácio da Redenção, ao governador Ricardo Coutinho. Primeiro a ser elaborado na Paraíba, o plano foi entregue pela comissão organizadora formada por representantes do governo, de instituições públicas, da sociedade civil e de organizações não governamentais (ONGs).
O plano está dividido em três eixos estratégicos: prevenção, reinserção social e repressão qualificada a partir de metas e ações a serem desenvolvidas de maneira articulada. O objetivo é a formação de uma rede articulada de serviços na área social, educacional e de saúde que desenvolva ações de enfrentamento ao crack e outras drogas.
Outra ação do Governo do Estado é o Centro de Atenção Psicossocial – álcool e droga (Caps-Ad) Jovem Cidadão, que integra a rede hospitalar do Estado. O Centro oferece acolhimento noturno, inclusive nos finais de semana e feriados.
Fonte:Cebrid