A Luz da vida e o tempo que passa
Por Francisco Inacio Pita
A luz da vida ilumina a todos no decorrer do seu tempo vivido aqui na terra, por sinal, é um tempo que passa rapidamente, e sem a gente perceber tudo termina, e começa uma nova temporada para a vida eterna, isto é, para quem tem fé, segue em uma trajetória indo ao encontro do pai. São episódios da vida que eu entendo pela minha fé, e um dia vamos encontrar um futuro espaço na eternidade. E messa junção de tempo e vida aqui na terra, observamos que nossa vida é tudo e ao mesmo tempo pode se tornar em pouco espaço de tempo, um nada, quando relacionamos a nossa matéria em carne e osso com a possibilidade de nosso espírito seguir para a vida eterna.
E outra versão e dessa vez pela linha didática, e como relação o tempo, segundo o dicionário eletrônico DICIO (https://www.dicio.com.br/trastempo/), “o tempo geográfico é o estado físico das condições atmosféricas em um determinado momento e local.” Segundo o mesmo dicionário, o que quer dizer “dar um tempo” representa, principalmente, a vontade de afastar-se até um certo ponto. “É quando a pessoa quer se distanciar do parceiro, mas não 100%, não completamente”. Conforme o dicionário eletrônico DICIO, O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou uma humanidade. Como exemplo poderíamos citar uma guerra, a construção de uma grande obra, a descoberta da cura de uma doença, o aparecimento da covid-19, uma tragédia como essa que aconteceu no Rio Grande do Sul, entre outros tempos históricos.
Deixando de lado as definições e citações, passo a escrever a minha opinião sobre o tempo e a luz da vida, entendo que tudo passa, a nossa vida, a felicidade, a harmonia e a luz de Deus em nossa vida um dia se apaga. A luz de Deus nunca se apaga por si mesmo, mas pode se distanciar quando a nossa matéria viva terminar a sua missão aqui na terra. É uma questão de fé e nunca devemos desprezar a nossa fé cristã, Deus é tudo e até muito mais do que imaginamos, é um ótimo companheiro para seguirmos em nosso projeto de vida e caminhada do dia a dia, que por sinal, toda a ideia que usamos em nossos projetos vem através de Jesus. Acreditando ou não, mas o poder do altíssimo tem uma grande influência no decorrer da nossa existência aqui na terra.
A nossa vida material se apaga após a morte, a vida espiritual é uma questão de fé, tem pessoas que acreditam na vida eterna após a morte, outras acreditam na reencarnação, outras acreditam na ressurreição, e assim vai as linhas de crenças e pensamentos. Nunca devemos desprezar a nossa fé cristã, apesar de ser uma opção, eu particularmente acredito em Deus e faço as minhas orações pedindo paz, saúde e segurança. Nunca devemos deixar de ter fé, é através da mesma que seguimos sempre na boa reta da vida.
Eu tenho dúvida quando converso com uma pessoa ateu, ele nega com muita firmeza a existência de Deus, mas conheci uma pessoa que se dizia ateu, hoje em memória, sofreu muito antes de morrer, mas terminou os seus dias de vida lendo a bíblia e acreditando em um ser supremo.
A nossa matéria em carne e osso todos sabem o que vai acontecer após a morte, eu entendo que algo sai do corpo e segue uma nova batalha via a salvação. Pelo menos é essa a minha concepção após a morte, quem não acredita, tem o meu respeito, porque entendo que cada um deve viver conforme a sua concepção de pensamento e fé, desde que a sua imaginação não queira dominar o direito e a liberdade das outras pessoas.
Quem ama o semelhante em qualquer grau de saúde, posição social, condição financeira, cor da pele, sabedoria cultural, enfim, a sua posição geral na vida, tem a compreensão sagrada de Deus, a tendência é viver bem e com sucesso em seus empreendimentos. Agora vem o mote que descreve em poesia os principais pontos do texto escrito acima.
MOTE: a luz da vida se apaga / no tempo certo de Deus.
Nossa vida é uma passagem
que passa bem de repente
não é do querer da gente
receber qualquer mensagem
construa a sua bagagem
não queira ser semideus
fique esperando o adeus
sem ter uma vida vaga
a luz da vida se apaga
no tempo certo de Deus.
Não esqueça do amor
serva bem ao seu irmão
se ele tiver precisão
nunca deixe de ajudar
procure se controlar
nunca despreze os seus
não queira ser antideus
por que isso não propaga
a luz da vida se apaga
no tempo certo de Deus.
Não adianta querer
ser o dono da ração
retirar a proteção
de alguém em seu viver
nunca use o poder
como faz alguns ateus
sejam bons fariseus
que encontra uma vaga
a luz da vida se apaga
no tempo certo de Deus.
Finalizo o meu trabalho
trazendo muita alegria
no clima dessa magia
a ninguém eu atrapalho
sigo a vida sem atalho
ajudando sempre aos meus
também ajudo aos seus
por que Deus traz a paga
a luz da vida se apaga
no tempo certo de Deus.
Muito obrigado a todos e até ao nosso próximo trabalho.
______________
Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.