A trajetória da maioria dos políticos brasileiros
Por: Francisco Inacio Pita
Não desejo mal a ninguém, mas entendo que a maioria dos políticos brasileiros deve ser penalizada pelos atos de corrupção que pratica ao longo do seu mandato, seja legislativo ou executivo. O poder judiciário precisa estar atento, não esperar apenas quando for provocado. Isso se faz necessário para que o Brasil possa ser visto com bons olhos, principalmente pelos cidadãos de bem, pelo mundo inteiro e no universo dos negócios, investimentos e economia nacional e internacional. Isso vem acontecendo? Perguntar não ofende.
Os brasileiros precisam levar em consideração que pessoas corruptas devem receber o castigo, deixar de lado as paixões partidárias, procurar se informar, ter cuidado em notícias falsas e selecionar com cuidado quem vai escolher para lhe representar no meio executivo e legislativo. Vou repetir a frase, não desejo mal a ninguém, apenas entendo que a lei deve ser cumprida de forma geral e aplicada para todos.
Observa-se que nos últimos dias vários escândalos estão vindo à tona. Esses rumores estavam escondidos onde? Não há dúvida de que muita água ainda vai rolar por baixo da ponte, várias cenas aparecendo na justiça e outras suspeitas nas redes sociais e quem sabe deve ser transformado talvez em fatos reais.
Uma vergonha brasileira! Trata-se de ex-presidentes presos, como aconteceu com Lula por mais de 500 dias e Michel Temer por um dia, será que a justiça se enganou ou realmente eles cometeram erros. O ex-presidente Bolsonaro que foi considerado por muito tempo pelos seus seguidores como: um homem honesto que nem rouba e nem deixa ninguém roubar, um homem de Deus, e da família, não estou afirmando que o ex-presidente Bolsonaro roubou ou cometeu atos de corrupções, mas vários fatos estão sendo denunciados contra ele, tudo leva a crer, que ele não é como muita gente pensava, e o mais deselegante, é que o povo glorifica todos eles. Com esse comportamento, jamais chegaremos ao Brasil de glória, os bons cidadãos se negam a se candidatar, e maioria dos que estão nos representando, mostra um belíssimo projeto durante a campanha eleitoral, mas faz totalmente diferente quando assume poder, lembra primeiro dos seus amigos, familiares e aliados próximos e o povo fica com menor parte dos impostos que pagamos.
Pergunta-se: existem políticos no Brasil 100% honesto? Quem são eles? Na minha humilde opinião, o percentual de políticos honestos no Brasil é de pouco a nada. É uma vergonha nacional. E o que fazer para melhorar o setor público brasileiro? Boa pergunta: pesquisar, analisar o atual mandato, lembrar o que ele disse durante a campanha e o que ele está fazendo na sua administração ou legislação, sendo assim, tire a sua conclusão. Faça uma boa escolha e não receba dinheiro para votar em A ou em B. O que eles fazem por você, principalmente quando te acolhe em seu carro e leva para hospitais e casas de saúde, isso é um jogo do favoritismo em benefício próprio, muitos usam essa prática e se acham o máximo da política. Na verdade, é para compensar os desastres de sua administração e legislação. O papel do bom político é legislar e executar a nosso favor, construindo e equipando hospitais de qualidade, comprar aparelhos de primeira linha, fazer concurso, treinar e atualizar os profissionais já existentes, pagando bons salários, etc. Observa-se também que a amizade pessoal, as ajudas paliativas durante as campanhas políticas, que apesar de serem proibidas, mas os políticos sempre encontram uma forma de praticá-las, e outros itens semelhantes tem estragado o meio público brasileiro.
O pior em toda história, o povão reclama das administrações nas redes sociais, nos meios de comunicação, visto que, apesar de ter poucos livres para cumprir o seu papel social, mas no dia da eleição maioria vota nos mesmos corruptos.
Pode-se observar que são eleitos a maioria dos deputados, os mesmos senadores, governadores, prefeitos e vereadores e quando ficam velhos são substituídos pelos filhos e netos. Tudo isso com o apoio do povo que vota.
Ainda não entendi o que se comenta sobre a maioria dos políticos, os comentários soltos nas ruas, e quem sabe até pode ser verdade, afirmam que um candidato gasta por exemplo, durante a sua campanha 8 milhões de reais e ganha livre 25 mil reais mensais. Se você multiplicar 25 por 48 meses, terá um total de 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais). Fazendo diferença dos 8 milhões que ele gastou com o que ele vai receber em 4 anos, veja: 8.000,000,00 – 1.200,000,00 reais, ele perde 6 milhões e 800 mil reais. Será que ele perdeu ou tem outras vantagens durante os 4 anos para receber a diferença. Não posso afirmar, mas ou ele tem uma forma de repor o dinheiro gasto, ou está sendo idiota e pagando um preço muito alto para representar o povo. Perguntar não ofende e eu acrescento desde de que a pergunta não atinja a dignidade da pessoa indagada. Se algum político não gostar por ele faz parte da minoria honesta, meus parabéns, mas a carapuça seja direcionada para quem merece.
Na página do TSE, o candidato declara quanto vai gastar, mas todo mundo sabe que ele gasta muito mais por baixo dos panos, apenas ninguém consegue provar. Então meus amigos e minhas amigas, a desonestidade de muitos políticos começa logo na campanha, essa parte eu chamo de vergonha nacional.
Outro fato interessante, quase todos promete muito e faz muito pouco, se envolve em fatos de corrupções no primeiro ano de seu mandato, enquanto o povo fica mal assistido nos hospitais, casas de saúde e etc. Um verdadeiro “samba do criolo doido”, e o pior é que a perspectiva de mudanças está longe da realidade. Só precisa observar no período eleitoral o comportamento dos concorrentes e boa parte do povo, as ajudas paliativas sempre aparecem, tem gente para fornecer e tem gente para receber. Muitos recebem por necessidade financeira, necessidade essa que é o fruto das péssimas administrações, ao invés de aplicar o dinheiro do povo com o próprio povo, direciona apenas para uma minoria para a população em geral e o restante maior para os privilegiados. Se a justiça souber de ações erradas pune severamente o corrupto. Difícil é descobrir por que quase ninguém presta queixa e a justiça só age quando é provocada e com provas. Obrigado por ler o meu artigo e até o próximo se Deus quiser.
Francisco Inacio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA E VARIAÇÕES POÉTICAS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Produz e apresenta todos os sábados o Jornal Terra News pela Rádio Terra Nova FM, 88.7 MHz.