A violência gerada… por qual razão?

Por: Francisco Inacio Pita

Por que existe tanta violência no universo? Essa é uma indagação que tem vários títulos e cada agressão termina em um enorme estrago, tanto pode ser físico como mental. Triste e lamentável quando a ação do mal é praticada contra uma pessoa inocente. Não podemos esquecer de que amar é melhor do que brigar, devemos ter apego a dignidade, praticar a fraternidade, auxiliar as pessoas necessitadas sempre que puder e tiver uma oportunidade, lembrar sempre que toda ação correta é melhor de ser vivenciada entre as pessoas do que desviar de alguém que precisam de você, nunca se negue de fazer algo por alguém se não vai lhe prejudicar. O tempo passa e não sabemos o que acontecerá no futuro, cuidado com lei do retorno, ela sempre aparece por mais que você seja ignorante e daqueles que não acredita nessa possibilidade. Vale lembrar que ninguém é obrigado, mesmo tem boas condições financeiras, a patrocinar as despesas de outras pessoas, mas em extrema necessidade e por ele está passando por problemas de saúde, levou um tombo em seus negócios, foi lesado por alguém sem procedência e assim por diante. Muitas vezes por falta de uma palavra amiga, ou uma pequena ajuda moral e financeira, um a criatura se afunda cada vez mais. Cabe a quem tem o poder dado por Deus, auxiliar a quem necessita, lembrando sempre, não publique as suas ações filantrópicas, “der com a mão direita de forma que a esquerda não perceba” é uma expressão que aparece no evangelho de Mateus, no capítulo 6, versículos 3 e 4. São as coisas de Deus, nunca esqueça de lembrar, toda ação positiva geral bondade em sua vida e aparece sem você perceber, toda ação negativa, sempre vem em retorno, e costumeiramente não tarda a chegar.

- PUBLICIDADE -

O egoísmo está presente no meio de uma parte da sociedade e muitos extraem vantagens mesmo prejudicando outros viventes do universo. A falta de viver o evangelho de Jesus é marcante, a maioria da coletividade humana vive de forma aleatória e não faz a menor questão de prejudicar o seu semelhante.

Com evolução do tempo, diversas tecnologias existentes em todo o universo, diversas mídias digitais ao alcance da maioria do povão, a falta de oportunidades de empregos, a perspectiva de progresso dos jovens, uma educação devassada, onde a maioria das escolas não chama a atenção dos jovens e adolescentes, a influência das drogas, a chegada da inteligência artificial e muito mais, são os principais fatores que devem ser bem gerenciados para não gerar controvérsia entre os povos.

A maioria das unidades escolares, não tem se preocupado em estar sempre mudando os seus conceitos, é claro, não podemos deixar de ensinar os verbos, pronomes, concordância verbal e nominal, as operações da matemática, a história do nosso país, os pontos geográficos e outros conteúdos propostos pelo Ministério da Educação, mas procure criar situações prazerosas e divertidas na sua forma de transmitir os conteúdos, se possível transforme alguns conteúdos em aulas diferentes da tradicional. Se uma parte do alunado deixa de assistir a sua aula e se lia no WhatsApp ou Integram. Que tal criar as que seja transmitida pelo WhatsApp ou Integram. A criatividade do professor tem uma alta possibilidade de mudar, até porque ele é o líder da sala de aula. Os jovens e adolescentes precisam de uma nova realidade, inovações constantes e acompanhar o mundo moderno. Vivemos em um espaço digital onde se tem facilidade para tudo, tanto para fazer o bem como para fazer o mal. Será que aplicação dos pontos citados acima têm como evitar em um futuro breve a violência gerada no universo? “Perguntar não ofende”.

Qual seria a ideia para solucionar o problema da violência ou pelo menos amenizar? Os órgãos competentes precisam aplicar um conjunto de medidas decentes e ostensivas, com o poder da mídia, investimentos em diversos meios e direcionar os recursos de forma honesta e bem planejada, renovar o código penal brasileiro com novas leis e suas aplicações mais rígidas para infratores, construções de vários presídios para melhor acomodar quem está pagando as suas condenações na justiça. São estes ajustes que melhorariam um pouco as senas de violência vivenciada por diversas famílias no universo terrestre. O mundo das drogas está se alastrando e muitos grupos contraindo a doença do mal, praticando maldades e outras pessoas enriquecendo à custa da vida aleia, muitos jovens com o futuro promissor, deixa de estudar e se envolve no mundo doentia, levado por falsas promessas, que termina destruindo-o, e até mesmo a vida de outras pessoas, que na maioria das vezes não tem nada a ver com o seu fraco destino.

Observamos em nosso país diversas mordomias exageradas nos poderes; executivo, legislativo e judiciário. A população paga uma grande carga de impostos, e maioria que devia ser revertido em favor da própria comunidade, é direcionada para as metas exageradas do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Supremo Tribunal Federal. O congresso e a câmara são formados por pessoas que devem defender os direitos do povo, até porque eles estão naquele recinto, graças à escolha feita por todos nós. Se eles agem de má-fé, parte da culpa também é nossa. A cada eleição é dada a oportunidade de escolher por meio de alternativa direta, e conforme a lei eleitoral, todos têm o direito de votar livremente. Por que muitos agem desastrosamente e permanece por vários anos no poder? “Perguntar não ofende”.

 O que falta é uma mudança severamente em todo o sistema de representatividade, uma lei que tornasse inelegível o gestor que não cumprisse à risca o plano de gestão apresentado à justiça eleitoral. Precisa alterações no pensamento e ação do eleitor na hora de escolher, bem como aparecer novas opções, honestidade da parte da maioria dos senhores deputados e senadores e uma mudança na consciência de todos os eleitores.

MOTE:
o povo está precisando
de uma boa assistência.

Em todo o universo
precisa ser ajustado
o povo ficar ligado
para ter sempre sucesso
conquistar o seu ingresso
e usar mais competência
utilizar boa decência
e está sempre lutando
o povo está precisando
de uma boa assistência.

Nosso dinheiro é gastado
na forma do exagero
vai seguindo outro roteiro
de forma mal destinado
tudo é mal planejado
com a falta de competência
pratica essa vivência
e uma parte não está ligando
o povo está precisando
de uma boa assistência.

A falta de humanidade
é vista a cada instante
e o mais interessante
na nossa sociedade
fala de seriedade
não tem a permanência
existe rara assistência
e pouca ação chegando
o povo está precisando
de uma boa assistência.

O nosso povo precisa
de viver livremente
se tornar independente
e conquistar sua brisa
fazer a boa divisa
na reta da sua potência
em toda a sua existência
não viver descontrolando
o povo está precisando
de uma boa assistência.

Finaliza esse artigo
completo a minha missão
provando ser bom cristão
e fugindo do perigo
porque Deus está comigo
em toda a minha existência
me dando a paciência
e o que estou almejando
o povo está precisando
de uma boa assistência.

Muito obrigado a todos e até o próximo encontro.

______________

Francisco Inácio de Lima Pita  — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.