Uma simples sugestão
Por: Francisco Inacio Pita
Dificilmente, esta minha sugestão terá sentido para muitos dos gestores e legisladores que vão assumir o cargo em janeiro de 2025, mas como um formador de opinião, quero acreditar que alguém lerá e, quem sabe, até aproveitará para se tornar em ação concreta.
A primeira ideia vem no comportamento dos debates, faltando ainda algumas semanas para as eleições, muitos dos candidatos a prefeitos de várias cidades, ao invés de ficarem criticando o(s) seu(s) opositor(es), deviam apresentar projetos de gestões, sem erros e sem enganação, não adiante apresentar algo que não possa fazer depois, não esqueça que o povo não é idiota, a grande maioria dos eleitores tem acesso à internet, acompanham os fatos emissoras de rádios e televisão, e uma diversidade de mídias, podcast, a qual é a grande moda do jornalismo digital e visual, e pode entender quando se um candidato está falando a verdade ou não.
Como a segunda sugestão, os candidatos de todos os partidos precisam ouvir o povo, visitando todas as residências de seu município, escutando o povo e anotando aos pedidos de melhoria para aquela comunidade visitada, evidentemente, ouvirá desabafos, se nada fez naquele setor, xingamentos e outros pretextos desagradáveis, mas não esqueça de que, a sua obrigação é fazer a defesa com lógica e responsabilidade, ou providenciar em silêncio, dias depois, o que o povo necessita. Para não se complicar com a justiça eleitoral, faça algo rápido que não precise de projetos e licitação, seja inteligente e deixe que o povo procure saber quem fez, e vai lhe agradecer, mas seja responsável e procure fazer pelo menos ação para cada localidade, isso depende de planejamento. Talvez seja o que a maioria dos gestores não faz durante a gestão.
Como a terceira sugestão, os novos gestores precisam pensar na independência do povo, criar projetos que gerem emprego e renda, realizar concurso público, beneficiando quem estudou e adquiriu muitos conhecimentos. Principalmente os mais jovens, onde a sua maioria, quando não consegue emprego, se direciona para o mundo doentia das drogas.
Talvez seja esse o problema, a maioria dos gestores não queira o povo livre, o intuito é ficar manobrando e usufruindo das benéficas do poder, povo agregado mediante concurso se tornam autônomo nas suas decisões partidárias e escolhe de forma livre e independente como manda a lei, e nessa situação, os gestores só permanecem no poder por mais de uma gestão, se fizer tudo da forma correta. Se boa parte da população se tornar livre, elegerá quem achar melhor para lhe representar, não existirá a compra de votos e a consciência do povo muda, porque a grande maioria dos eleitores se tornará bem-sucedido. É claro que atingir 100% é impossível, mas tem a possibilidade de alcançar um bom percentual do povo livre e independente. E isso prejudica a maioria dos gestores atuais, que só sobrevivem dominando o povo e usufruindo das benéficas que o poder lhe oferece. Mostraremos em rimas as ideias do artigo escrito acima.
Mote: o povo precisa ter / a sua independência.
Quem estuda tem valor
quem não estuda também
mais o esforço convém
é bom lembrar, sim, senhor
pra viver bem no setor
precisamos competência
em toda a nossa existência
devemos ter bom saber
o povo precisa ter
a sua independência.
A gestão prende a gente
para ficar do seu lado
é triste esse resultado
mesmo sendo inteligente
deixa de ser competente
e precisa paciência
isso não é boa vivência
na linha do bom viver
o povo precisa ter
a sua independência.
Precisamos do amor
para viver nesse planeta
se não a coisa é preta
em todo nosso setor
não despreze o seu valor
use a sua experiência
não esqueça da decência
para se estabelecer
o povo precisa ter
a sua independência.
A nossa população
precisa ser livremente
aproveitar sua mente
e ser livre na eleição
votar na sua opção
mostrar sua competência
viver a sua existência
sem ninguém pertencer
o povo precisa ter
a sua independência.
A nossa realidade
às vezes muda o rumo
forje da forma do prumo
em nossa maturidade
e quem tem capacidade
em toda a sua consciência
deve ter a permanência
de viver bem o seu ser
o povo precisa ter
a sua independência.
Finalizo essa jornada
com a luz da divindade
e muita propriedade
nessa minha caminhada
minha vida é animada
em toda a minha sequência
Deus me deu a decência
de viver para vencer
o povo precisa ter
a sua independência.
Muito obrigado a todos e até o nosso próximo encontro.
______________
Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.